Avançar para o conteúdo principal

A filantropia criativa

Não é propriamente fácil fazer um ranking de boas causas. Geralmente, os “monstros da filantropia” são os suspeitos de costume e nem sempre o critério “número de dígitos investido” corresponde a níveis de eficácia. E foi para fugir a esta regra que o Global Philantrophy Group, em colaboração com a revista Barron’s, elegeu os 25 filantropos do ano. Não pela quantidade de dinheiro doado, mas de acordo com os que melhores resultados no terreno alcançaram


Pierre & Pam Omydair

1. Omydair Network

“A filantropia não é uma função relacionada com a dimensão da sua carteira”

O fundador da gigantesca EBay afirma que o melhor conselho filantrópico que recebeu foi o seguinte: “Não construas uma fundação”. Esse será o motivo devido ao qual a Omydair Network funciona como uma espécie de “supermercado” de capital de risco, que investe em negócios e em organizações sem fins lucrativos que tenham como objectivo a inovação social. E esta rede, a par de outros esforços diversificados, possui efeitos multiplicadores estrondosos: o casal estabeleceu um fundo no valor de 100 milhões euros na Tufs University concebido para produzir mil milhões de euros em microempréstimos em países em desenvolvimento e cujos lucros revertem também a favor da universidade, a alma mater de Pierre. Complementar a este fundo, é de sublinhar o investimento de cerca de 300 milhões de euros, desde 2004, em inovações como a Wikipedia, na área dos micro-seguros e nas tecnologias que permitem melhorar a transparência dos organismos governamentais.


Jeff Skoll

2. Skoll Foundation

“O retorno positivo em termos sociais excede vastamente a quantidade de tempo e dinheiro investidos”

Por um mero acaso, Skoll foi o segundo colaborador da EBay e há 10 anos que fornece financiamento, sem restrições e durante três anos, a 59 grupos de empreendedores que tentam fazer do mundo um local mais pacífico e próspero. A título de exemplo, um dos grupos em causa treinou verdadeiros exércitos de ratazanas para detectarem a presença de minas terrestres em África, que ali permanecem como resquícios das inúmeras guerras civis de que o continente tem sido palco. Para além de ser o conhecido fundador do centro de empreendedorismo social na Universidade inglesa de Oxford, a sua produtora, a Participant Media, produz filmes em Hollywood, como “O Solista” que, este ano, estreou nos cinemas a história verídica de um sem-abrigo com um talento genial para a música.


Chris and Jamie Cooper-Hohn

3. The Children’s Investment Fund Foundation

“É imprescindível ser capaz de se definir o que significa sucesso”

Enquanto gestor de uma das maiores firmas de hedge funds do Reino Unido, Chris Cooper Hohn é conhecido como “implacável”. Mas as crianças da Índia ou da África subsaariana não sabem desse pormenor. Uma parte significativa dos lucros auferidos pela sua firma vai directamente para uma fundação, gerida pela mulher, Jamie, que tem ao dispor a módica quantia de 2,5 mil milhões de dólares em activos. A CIFF ajuda crianças, de forma directa e indirecta, actuando em áreas distintas e privilegiando a sobrevivência, a educação, a nutrição e o combate à fome. O seu impacto indirecto é realizado através de áreas de influência na política, prioridades, práticas e investimento de outros em benefício das crianças. Bill Clinton e Elton John são alguns dos investidores da CIFF.

ver os outros 7 filántropos do ano
POR HELENA OLIVEIRA - Portal VER

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Popota

«...para que a população sénior tenha uma melhor qualidade de vida» Este Natal, a Causa Maior e a Popota estão de volta. E para que possa contribuir mais uma vez para esta causa, os hipermercados Modelo colocaram à venda o CD Popota – A Estrela Deste Natal com um dueto inédito entre a Popota e o Tony Carreira. O CD está disponível nas lojas Modelo e Continente e tem o custo de 3€, sendo que 1€ reverte para Cruz Vermelha Portuguesa. A “Causa Maior” é uma iniciativa de responsabilidade social do Modelo , que visa proporcionar uma melhor qualidade de vida à Comunidade Sénior, através da acção social desenvolvida pela Cruz Vermelha Portuguesa , através da sua rede de Delegações locais. Em 2007 o projecto CAUSA MAIOR angariou a nível nacional, um valor total de 330 mil euros, que foi distribuído pelas mais de 90 localidades onde o MODELO está presente. No total o apoio chegou a perto de 80 mil seniores através de cirurgias, acções de formação; rastreios; ajudas técnicas e também com ...