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Seminário de Fundraising


O que é o fundraising?
O chamado terceiro sector, todas as organizações não lucrativas das diversas áreas - social, saúde, ambiente, cultura e educação - , vive de fundos e, como tal, a capacidade de angariação e gestão dos mesmos é um factor essencial para a concretização dos seus projectos.

Fundraising ou angariação de fundos, é o conjunto de actividades que se desenvolvem nestas organizações não-lucrativas com o objectivo de angariar sobretudo recursos financeiros, junto de diversos públicos, para permitir a sustentabilidade dos seus projectos e da organização.

Fund – fundos, capital To raise – provocar, despertar, levantar

O fundraising é uma actividade que tem vindo a ser amplamente debatida em congressos e estudos em alguns países europeus, no Brasil e, sobretudo, nos EUA. É um conceito ainda inovador em Portugal mas com enorme potencial de desenvolvimento. Nesse sentido, o 1º Seminário de Fundraising organizado pela Call to Action oferece-lhe uma perspectiva global desta actividade extremamente abrangente que exige um conhecimento cada vez mais detalhado das técnicas e das ferramentas existentes.


Porquê um Seminário sobre fundraising?
A par da actual crise financeira que afecta a economia global, assiste-se em Portugal, a um aumento crescente e preocupante das necessidades sociais. O próprio Estado, até há bem pouco tempo o único financiador das organizações do terceiro sector, tem vindo a redefinir prioridades nos apoios concedidos. Para além disso, todos os projectos culturais, as paróquias das Igrejas, as Universidades públicas e mesmo os projectos ambientais sentem a mesma pressão e necessidade de inovar para ter mais apoios.

Um novo desafio é, assim, apresentado a estas instituições: ganhar maior eficiência e de encontrar novos modelos de sustentabilidade.


Mais valias do 1º Seminário de Fundraising
. Oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre esta temática;
. Conhecer as melhores práticas, o expertise e as mais recentes tendências sobre fundraising;
. Comparar experiências e casos práticos em outras organizações e países;
. Reflectir sobre um tema inovador em Portugal - o fundraising - crucial para a sustentabilidade financeira de qualquer organização do terceiro sector;
. Perceber a importância da criação de relações de parceria entre doadores e organizações, bem como da criatividade como factor-chave na implementação de acções com retorno quer para as organizações, quer para os doadores (empresas e particulares);
. Inspirar-se e ter boas ideias para se manter activo numa época de tão grande incerteza económica.

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