Avançar para o conteúdo principal

Benefícios directos para o Terceiro Sector


Uma entrevista simpática e esclarecedora.
Madalena Alves Pereira - Call to Action

Qual é a importância, para a divulgação deste conceito ainda inovador em Portugal, da realização do 1º Seminário de Fundraising em Portugal? De que modo o evento permitirá às instituições melhorarem a sua eficiência e desenvolverem novos modelos de sustentabilidade?

Queremos que Portugal desenvolva o conceito de fundraising à luz de tantos outros países que já usufruem dos benefícios directos de desenvolvimento do Terceiro Sector. Para além do que já referi, ou seja, de que a iniciativa tem como objectivo directo a formação e capacitação das pessoas que trabalham nas organizações do Terceiro Sector, este seminário vai poder cumprir a sua missão com os oradores que vamos ter presentes.

Quais serão os momentos chave do seminário?

David Saint, presidente da Action Planning, consultora em gestão e fundraising para as organizações não-lucrativas, será o keynote speaker do seminário. A consultora inglesa tem mais de vinte anos de experiência a trabalhar com todas as áreas do Terceiro Sector (social, cultural, ambiental, religiosa e educacional) e com pequenas, médias e grandes organizações. Segundo Madalena Alves Pereira, foi critério fundamental para este convite tratar-se de uma empresa europeia, “cujos conceitos e metodologias fazem sentido para uma comunidade e cultura europeia”. A intervenção de David Saint permitirá uma abordagem completa, quer a nível académico, quer a nível de implementação prática, da questão da gestão estratégica e planeamento de angariação de fundos.

Outra intervenção de fundo, e que a Call to Action acredita ser aquela que vai trazer a todos maior conhecimento de uma área ainda pouco explorada em Portugal - a angariação de fundos junto de particulares – será a do orador convidado Valerio Melandri, professor de Economia e director do Mestrado em Fundrasing para ONL na Faculdade de Economia em Forlì. Este especialista é também consultor nesta área e tem ainda prática em projectos de cariz religioso.

O público presente poderá ainda assistir à partilha de experiências de casos práticos de sucesso na angariação de fundos, com a participação de um exemplo na área cultural e outros na área social, “que trazem conceitos que são facilmente replicáveis para as outras áreas de interesse”, garante a sócia-fundadora. Como avança ao VER, outro ponto “muito alto” do seminário será a participação de dois convidados que vão confirmar o potencial enorme que a criatividade e inovação podem trazer para esta área: Celso Grecco, sócio da Atitude Marketing Social e criador da primeira Bolsa de Valores Sociais do mundo (BVS) para a Bovespa - Bolsa de Valores do Brasil e Malcom Hayday, director executivo do Charity Bank. A Call to Action acredita que, com este programa “todos vamos sair com novos conceitos, novas técnicas e novas metodologias a aplicar, que irão, sem dúvida, criar resultados concretos de sustentabilidade nas organizações”.

saber +

© VER 2009 - Todos os direitos reservados

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é o Fundraising?

«O conjunto de estratégias e procedimentos que levam as pessoas a darem voluntariamente recursos financeiros»

- O seu objetivo é conseguir doações;
- Mais do que conseguir doações, é conseguir doadores;
- Mais do que conseguir doadores é montar um sistema de conquista de doadores;
- Um sistema que os leve a doar cada vez mais e com maior frequência;
- Por fim, um sistema que os leve a deixarem um legado;
- E que façam tudo isso com alegria identificando-se com a causa da instituição.

Fundação Maria do Carmo Roque Pereira

Caros Amigos
Como muitos já sabem, o Miguel e eu dedicamo-nos de alma e coração já há vários anos à Fundação Maria do Carmo Roque Pereira.

A Fundação é uma IPSS cuja actividade principal é uma creche e um jardim Infância na zona da Graça, em Lisboa, com 50 Crianças entre os 18 meses e os 5 anos. Apoiamos também cerca de 80 familias (mais de 250 pessoas) através da entrega de cabazes do Banco Alimentar.

Funcionamos há alguns anos nos Claustros da Igreja da Graça. Um sitio lindissimo mas com muitas limitações e algumas faltas de condições, que todos os dias vamos tentando melhorar para oferecermos o melhor serviço - a equipa que ali está é extraordinária e às vezes faz verdadeiros milagres.

Como IPSS vocacionada para o apoio a famílias desfavorecidas e com muitas dificuldades, todos os dias apertamos o cinto e temos mesmo a corda ao pescoço.
Precisamos de adquirir equipamentos e materiais, e sobretudo algumas obras são necessárias para que possamos manter os requisitos míni…

FUNDRAISING EM AÇÃO

A COIMBRA BUSINESS SCHOOL informa que oMódulo 1 “Introdução + Fundraising planeado”deverá ter início a 21 de Outubro, decorrendo às sextas-feiras, com o preço especial de 160 €.
Trata-se do módulo introdutório à pós-graduação “FUNDRAISING EM AÇÃO”, mas pode funcionar de forma isolada, sendo um instrumento básico para quem quer conhecer e usar os conceitos e ferramentas da angariação de fundos.
Revela os princípios fundamentais para conhecer e comunicar com os seus potenciais doadores e desenvolver um plano estratégico para a organização, podendo assim aplicar desde já uma campanha de fundraising eficaz.
Mais informações em http://bs.iscac.pt/posgraduacao/