Avançar para o conteúdo principal

World Bank of Creativity


COMO SE ORGANIZA?

O WBC funciona como um banco real, com contas, depósitos e aplicações.

Funciona totalmente online em www.worldbankivity.com e baseia-se numa lógica de economia em rede, com uma comunidade de contribuições.

Tem uma moeda própria, o Ivity – o dinheiro criativo - que equivale a um Euro, e está organizado para aceitar o contributo de três grupos de cidadãos criativos: Os doadores, os depositantes e os beneficiários.

O funcionamento do WBC assenta na energia gerada pela interacção dos três, com o depósito de ideias dos depositantes, as quais são pagas pelos fundos do banco doados pelos doadores, sendo este dinheiro aplicado nos projectos dos beneficiários.

QUAL A MECÁNICA DE PARTICIPAÇÃO?

O Depositante, depois de abrir a sua conta, deverá fazer o depósito das suas ideias.

Por cada ideia ou trabalho depositado, é-lhe atribuído um ivity.

Esse ivity será depositado na sua conta virtual e pode depois ser aplicado numa das iniciativas sociais que estejam em destaque na zona de Beneficiários do WBC.

Todos os meses receberá um extracto de conta, com o seu saldo em Ivitys, os registos dos seus movimentos e o destino dos Ivitys que tenha aplicado.

O Doador, depois de abrir a sua conta, deverá fazer a sua doação em Euros, que serão convertidos em ivitys - dinheiro criativo - e transferidos para o fundo do banco.

Receberá mensalmente um extracto geral da actividade do WBC e poderá propor iniciativas ou organizações para serem seleccionadas enquanto Beneficiários.

O Beneficiário, depois de abrir a sua conta, deverá fazer a sua candidatura que, depois de aprovada, constará durante um período de tempo no site do banco, de forma a obter os fundos necessários.

O QUE É UMA IDEIA?

Uma ideia é uma "semente", um contributo da imaginação de cada um, para inspirar um mundo melhor.

No âmbito do World Bank of Creativity, uma ideia é todo e qualquer documento – imagem, vídeo, áudio, texto, fotografia – que seja depositado pelas pessoas com conta aberta no site do WBC.

As ideias podem ser estudos, textos de análise, crónicas, trends, vídeos, obras de arte plástica ou gráfica, música, sons, entrevistas, etc.

As ideias no WBC são o combustível do sistema. São elas que geram o dinheiro criativo e que permitem que este seja aplicado.

As ideias são a contribuição pessoal de cada um para que o sistema funcione.

QUE TIPOS DE PROJECTOS VÃO SER APOIADOS?

Organizações/projectos/iniciativas infanto-juvenis, que desenvolvam ou tenham a intenção de vir a desenvolver actividades/formação que incluam o factor da criatividade enquanto disciplina/matéria curricular e/ou extracurricular.

COMO COLABORAR COM WBC?

É simples. Basta escolher o seu perfil de colaboração.

Ou é Doador, ou é Depositante, ou é Beneficiário.

O Depositante contribui com ideias e com a escolha dos projectos onde os capitais do banco vão ser aplicados.

O Doador é uma empresa ou indivíduo, que contribui com dinheiro.

O Beneficiário recebe os fundos do banco para o projecto a que se candidatou e viu aprovado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Popota

«...para que a população sénior tenha uma melhor qualidade de vida» Este Natal, a Causa Maior e a Popota estão de volta. E para que possa contribuir mais uma vez para esta causa, os hipermercados Modelo colocaram à venda o CD Popota – A Estrela Deste Natal com um dueto inédito entre a Popota e o Tony Carreira. O CD está disponível nas lojas Modelo e Continente e tem o custo de 3€, sendo que 1€ reverte para Cruz Vermelha Portuguesa. A “Causa Maior” é uma iniciativa de responsabilidade social do Modelo , que visa proporcionar uma melhor qualidade de vida à Comunidade Sénior, através da acção social desenvolvida pela Cruz Vermelha Portuguesa , através da sua rede de Delegações locais. Em 2007 o projecto CAUSA MAIOR angariou a nível nacional, um valor total de 330 mil euros, que foi distribuído pelas mais de 90 localidades onde o MODELO está presente. No total o apoio chegou a perto de 80 mil seniores através de cirurgias, acções de formação; rastreios; ajudas técnicas e também com ...