Avançar para o conteúdo principal

Banca mantém investimento em projectos de responsabilidade social e cooperativa

A crise financeira internacional parece não estar a afectar o investimento dos principais bancos que operam em Portugal no sector da responsabilidade social e corporativa. Bancos como o Santander Totta, BPI, Banco Espírito Santo, Millennium bcp e Caixa Geral de Depósitos vão continuar com o seu compromisso social.

No âmbito do sector da responsabilidade social e corporativa, o Santander Totta tem como principal vector o apoio ao ensino e conhecimento, abraçando também projectos na área da solidariedade social, cultura e ambiente. No caso do BPI, o exercício da sua política de responsabilidade social exprime-se em múltiplas dimensões, como a cultura, saúde e solidariedade social, educação e investigação. Já o BES, em termos de investimento, faz uma distribuição equitativa entre o apoio à inovação, literacia financeira, solidariedade e mecenato cultural. Na sua dimensão social, o Millennium bcp visa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, quer por via da acção cultural, quer pelo apoio aos mais carenciados. A Fundação Millennium bcp concentra-se essencialmente em três áreas: promoção do conhecimento, apoio da comunidade e promoção da cultura. Também a Caixa Geral de Depósitos, desenvolve projectos na área da responsabilidade social, assentando esta em três áreas prioritárias de intervenção: ambiente, educação financeira e solidariedade.

Apesar dos temores da crise financeira e económica internacional, os cinco principais bancos que operam em Portugal, pretendem manter para 2009 os compromissos que têm vindo a desenvolver nos últimos anos.

Em termos de orçamento para o sector da responsabilidade social, em 2007, o do Santander Totta foi de 3,3 milhões de euros, dos quais 2,3 milhões foram direccionados para o ensino e conhecimento. O Santander Totta afirma que "o orçamento em 2008 foi um pouco superior ao de 2007 e pensa manter os mesmos valores para 2009."

No caso do BPI, em 2008 o orçamento para a prática do Social foi superior ao do ano de 2007, uma vez que incluiu um novo compromisso na área cultural - o estatuto de mecenas principal para a Casa da Música. No entanto, devido ao cenário de crise, o BPI revelou ao PÚBLICO que prevê para 2009 "uma redução do orçamento, embora pouco significativa", não avançando com valores.

Quanto ao Millennium bcp, o montante efectivamente despendido com a actividade de mecenato e donativos em 2007 distribui-se da seguinte forma pelas áreas da cultura, beneficência e educação: 3151, 243 e 628 milhares de euros, respectivamente. Apesar da adversa conjuntura internacional, o Millennium bcp manteve o mesmo orçamento em 2008 e pretende manter os mesmos valores em 2009, apesar de estar prevista uma "reanálise de algumas iniciativas e da eventual negociação de alguns protocolos existentes."

Em 2008 a CGD continuou a assumir o compromisso que tinha estabelecido em 2007, com o programa Caixa Carbono Zero 2010, trata-se de um programa estratégico que visa contribuir para a redução do impacte ambiental das suas actividades. Em termos de valores para 2007 e 2008, a CGD não os revela, mas assegura que para 2009, apesar de o orçamento ainda não estar definido, se irá manter ao nível dos anos anteriores.
O BES contraria ligeiramente a tendência geral dos bancos concorrentes, sendo que o valor global do orçamento em 2007 foi de 3,9 milhões de euros para apoiar os projectos pelos quais são socialmente responsáveis, em 2008 esse mesmo orçamento aumentou e, em 2009 o banco afirma que "o peso relativo das iniciativas de responsabilidade social no conjunto do investimento institucional do BES vai aumentar já que se irá registar uma redução noutras dimensões, nomeadamente na comunicação".

Com mais ou menos oscilações em termos de orçamento, a tendência geral dos bancos será a de manter as suas políticas e projectos na área da responsabilidade social.

(Sara Felizardo - Público)

Comentários

Anónimo disse…
Boa tarde,

Convido-vos a conhecerem esta ONG www.par.org.pt!

Obrigado,

amandio.rodrigues@par.org.pt

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Campanha de Angariação de Fundos - CUMN Agradecido (Coimbra)

No seguimento da campanha do CUMN Agradecido, de angariação de fundos para as obras do novo CUMN, o Circulo Loyola, com a colaboração de vários os grupos que funcionam no CUMN (Camtil, GVX, CVX, entre outros) e com outras entidades da cidade de Coimbra (Universidade de Coimbra, Rock Planet e o Conservatório de Música de Coimbra, Águas Luso, entre outras) está a organizar um CONCERTO SOLIDÁRIO .  Este concerto terá lugar no próximo dia 3 de Julho (véspera do feriado municipal), pelas 21 horas, no Conservatório de Música de Coimbra, com a participação dos músicos Tiago Bettencourt, Samuel Úria e o grupo Ciclo Preparatório. Mas como a festa não pode acabar por aqui, organizámos um serão After-Party no Rock Planet com a participação do grupo Salto. Uma excelente oportunidade para estarmos todos juntos, num ambiente diferente e bem animado. Todos este grupos têm de alguma maneira ligações ao CUMN e é com imensa gratidão que temos que lhes agradecer, bem como a todos os que estão a