Avançar para o conteúdo principal

Transparência - Princípios e Boas-Práticas


Estão as ONGD portuguesas preparadas para contribuir e adoptar um modelo de Desenvolvimento Sustentável, inclusivo e com preocupações éticas, onde as fronteiras entre o global e o local se esbatem nas realidades e desafios quotidianos? Está a transparência presente no seu trabalho diário e estratégia de acção? Estão as instituições públicas, nacionais e internacionais, com responsabilidade no Desenvolvimento, conscientes do seu papel de assegurar e promover a Ética na governação?
 
OFICINA DE CONHECIMENTO
10h00 - SESSÃO DE ABERTURA
Maria Hermínia Cabral, Directora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento
Pedro Krupenski, Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD
Ana Paula Laborinho, Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua 

11h00 - 9 PRINCÍPIOS DA TRANSPARÊNCIA: O EXEMPLO DA FUNDAÇÃO LEALTAD
Mercedes Guinda Aso, Directora de Comunicação e Marketing da Fundação Lealtad
DEBATE

OFICINA DE TRABALHO
Sessão exclusiva para as associadas da Plataforma das ONGD
 
14h30-17h00
Através de metodologias participativas iremos convidar as associadas da Plataforma Portuguesa das ONGD a refletir e debater os princípios fundamentais que devem orientar o futuro código de ética da Plataforma.

Comentários

Anónimo disse…
Good site.

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Popota

«...para que a população sénior tenha uma melhor qualidade de vida» Este Natal, a Causa Maior e a Popota estão de volta. E para que possa contribuir mais uma vez para esta causa, os hipermercados Modelo colocaram à venda o CD Popota – A Estrela Deste Natal com um dueto inédito entre a Popota e o Tony Carreira. O CD está disponível nas lojas Modelo e Continente e tem o custo de 3€, sendo que 1€ reverte para Cruz Vermelha Portuguesa. A “Causa Maior” é uma iniciativa de responsabilidade social do Modelo , que visa proporcionar uma melhor qualidade de vida à Comunidade Sénior, através da acção social desenvolvida pela Cruz Vermelha Portuguesa , através da sua rede de Delegações locais. Em 2007 o projecto CAUSA MAIOR angariou a nível nacional, um valor total de 330 mil euros, que foi distribuído pelas mais de 90 localidades onde o MODELO está presente. No total o apoio chegou a perto de 80 mil seniores através de cirurgias, acções de formação; rastreios; ajudas técnicas e também com ...