Avançar para o conteúdo principal

As ONG em Portugal & Fundraising

A convite do amigo Félix Lungu, tomo a liberdade de participar neste espaço de aprendizagem mútua sobre fundraising.

Há duas semanas foi publicado o estudo "Diagnóstico das ONG em Portugal", o qual contém algumas informações interessantes na perspetiva do Fundraising.



Este estudo financiado pela Fundação Gulbenkian e coordenado por Raquel Campos Franco dá-nos um panorama geral muito interessante sobre a quantidade e principais áreas de atuação das ONG em Portugal. O tempo recorde de realização do estudo (6 meses) não permitiu ir muito fundo em questões como o fundraising, contudo permite identificar algumas tendências (baseado em questionário a 153 ONG):
  • O financiamento privado (sobretudo donativos) apenas representou 7% do financiamento da generalidade das ONG em 2013 (embora existam segmentos onde os donativos têm maior peso, como o caso das ONG relacionadas com os Direitos Humanos e Cidadania que representou 37%).
  • Em 2013, os doadores particulares contribuíram com 75% e as empresas com 15% deste financiamento privado.
  • No período entre 2011 e 2013 o peso dos donativos de particulares aumentou em relação aos donativos empresariais.
  • A maioria das ONG (61%) reportam algum trabalho de marketing e comunicação mas apenas 20% tem um documento estratégico orientador.
  • Gerir melhor a comunicação e a angariação de fundos foi a necessidade mais apontada pelas ONG inquiridas.


Num contexto de escassez de informação sobre a realidade das ONG, e particularmente sobre a área do fundraising, estes dados reforçam a nossa convicção de que ainda temos muito caminho a percorrer e que precisamos de concertar ações para promover mais a participação das pessoas nas causas em que acreditamos.

Parabéns à Profª Raquel Campos Franco e equipa pelo excelente trabalho!

Tiago Carmona
linkedin/tiagocarmona

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

Caritas - ajudar é preciso

Juntos por Todos

Não posso deixar de assinalar este grande evento de angariação de fundos que terá lugar no dia 27 de Junho. Creio que é inédito em Portugal e julgo que também no mundo, um evento conseguir reunir o consenso e a participação, com a transmissão em directo, de todas as rádios e televisões públicas Estou orgulhoso e, naturalmente, solidário. Para além da possibilidade de participar neste concerto, de acordo com a organização, estarão à venda bilhetes donativos, no valor de 25 euros e de 15 euros, mesmo para quem não quiser ir ao Meo Arena. Gisela João, Sérgio Godinho, Rui Veloso e Carlos do Carmo são alguns dos artistas que vão participar no concerto solidário, a 27 de Junho, a favor das populações afectadas pelos incêndios que lavram desde sábado. A receita obtida será entregue à União das Misericórdias Portuguesas. No total, o espectáculo contará com a actuação de 25 artistas, contando-se entre eles Salvador Sobral, Luísa Sobral, AGIR, Ana Moura, Camané, Carminho, David Fonsec...