Avançar para o conteúdo principal

O DM já morreu! Viva o DM!


Será que a angariação de fundos através do Direct Mail (DM) já passou de moda e foi substituída por métodos de angariação de fundos online?
 
O último relatório da Blackbaud "Charitable Giving Report" observa que as doações online representam 6,4% das receitas angariadas em 2013 e tem um crescimento de 13,5%.

Se assumirmos um crescimento anual de 13,5% em doações online, em 2024 vai chegar a 25,8% e provavelmente em 2030, ao atingir 55,1%, tornar-se no principal meio de angariação de fundos. Só nessa altura é que vai começar o reinado da angariação de fundos online.

É uma suposição arriscada pensar que o fundraising on-line irá crescer 13,5% ao ano nos próximos 17 anos. Podemos chegar aos 50% das receitas obtidas online muito mais cedo - ou mais tarde.

O mais importante nisto tudo é que, em fundraising, ainda não estamos na era online. O DM ainda é o rei da angariação de fundos.

Se trabalha nesta área, deve levar muito a sério o DM. Vai ser assim por muito tempo. Ignorar o DM porque já não está na moda ou já "acabou" é uma forma irresponsável de olhar para o fundraising.

Claro que não podemos ignorar a angariação de fundos online. Qualquer coisa que cresce dois dígitos a cada ano é, sem margem para dúvida, muito importante.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é o Fundraising?

«O conjunto de estratégias e procedimentos que levam as pessoas a darem voluntariamente recursos financeiros»

- O seu objetivo é conseguir doações;
- Mais do que conseguir doações, é conseguir doadores;
- Mais do que conseguir doadores é montar um sistema de conquista de doadores;
- Um sistema que os leve a doar cada vez mais e com maior frequência;
- Por fim, um sistema que os leve a deixarem um legado;
- E que façam tudo isso com alegria identificando-se com a causa da instituição.

Angariação de donativos nas ONGD portuguesas

Olá Amigos,
há algum tempo que não publico nada neste blog, e por esta ausência, peço desculpa :)

Hoje gostaria de dar a conhecer um grupo interessantíssimo, o GBU (Grupo Bíblico Universitário), uma associação cristã de jovens universitários que procura conhecer, viver e comunicar a mensagem cristã nos estabelecimentos de Ensino Superior em Portugal. Se quiserem saber mais sobre esta organização, por favor, acompanhem o grupo GBU no Facebook.

Que tem isto a ver com o nosso blog?

A GBU é uma organização pequena mas já está a tomar o fundraising muito a sério. No último Seminário da Call to Action, tive a alegria de conhecer o Tiago Carmona, o dinamizador e responsável pela angariação de fundos desta associação. O Tiago é um estudioso e um fundraiser respeitável. Recentemente apresentou no ISCTE uma tese de mestrado notável, sobre um tema muito interessante: ANGARIAÇÃO DE DONATIVOS NAS ONGD PORTUGUESAS.

Nas palavras do Tiago "esta investigação procura analisar em que medida as ONG…

Vencedor de prémio do Euromilhões vai doar 50 milhões de euros

Um francês, que ganhou um prémio do Euromilhões em Fevereiro no valor de 72 milhões de euros, vai doar 50 milhões a associações solidárias do seu país. A doação do homem, que pediu o anonimato, à entidade que gere os jogos de sorte é uma das maiores alguma vez feita por vencedores daquele jogo.

Segundo a RTL, o francês validou o boletim em Haute-Garonne, sudoeste de França, e após ser conhecida a chave sorteada ainda levou alguns dias a reclamar o prémio de 72.149.579 euros. Três meses após o sorteio, o homem vai doar quase dois terços do prémio a associações de solidariedade de um dos nove países que participa no Euromilhões, incluindo Portugal.

A FDJ, entidade francesa que gere os jogos da sorte, indica que o vencedor é um homem com cerca de 50 anos, sem filhos, que tem uma “fibra solidária”. É um “generoso doador anónimo” e pretende seguir com “atenção o que irá acontecer com os fundos”, acrescentou, citada pela AFP.

Não é a primeira vez que um francês vencedor do Eurom…