Avançar para o conteúdo principal

Miley Cyrus e a filantropia

Miley Cyrus e Jesse, o sem abrigo de Oregon.
Na última gala dos MTV Video Music Awards a Miley Cyrus, que recebeu novamente o prémio para o melhor vídeo do ano, mandou subir para o palco o Jesse, um jovem de 22 anos sem abrigo de Oregon, que agradeceu em seu nome e aproveitou aquela oportunidade única e uma audiência fabulosa para lançar o apelo por uma causa. Eis as palavras de Jesse:
“I am accepting this award on behalf of the 1.6 million runaways and homeless youth in the United States who are starving and lost and scared for their lives. I know, because I am one of those people. I have survived in shelters all over this city. The music industry will make over $7 billion this year, and outside these doors are 54.000 human beings who have no place to call home. If you want to make a powerful change in the world right now, join us and go to Miley’s Facebook page”
Brilhante! Parece que tudo isto tem a ver com o canal Prizeo.com onde Miley promove uma campanha de fundraising para My Friend’s Place, uma organização de Los Angeles que ajuda jovens sem abrigo, entre 12 e 25 anos, a encontrar casa, emprego, cuidados de saúde e educação.

Será que a Miley Cyrus ficou contagiada pelo vírus da filantropia? Será um golpe de marketing para refazer a sua imagem? Difícil de dizer. Sabemos que a Miley é aconselhada por Trevor Neilson, o presidente do Grupo de Investimento G2 e co-fundador do Global Philanthropy Group, que desenvolveu no passado campanhas de caridade para artistas como Bono ou Shakira.

Pessoalmente, acho que às vezes alguns artistas aproveitam-se (dissimuladamente) das causas sociais para se auto-promoverem. Podemos voltar a falar da moda deste verão do "balde de gelo" em que, por vezes, esqueceu-se a causa e ficou-se apenas pelo "self promoting".

A instrumentalização das causas é má e deve ser denunciada. Não podemos deixar de lado os princípios éticos simplesmente porque queremos atingir alguns objectivos a curto prazo. O fim não justifica os meios!

Também é um facto que, nestas parcerias entre o mundo do espectáculo e o fundraising, as causas saem, quase sempre, beneficiadas em notoriedade mas também em volume de donativos e aumento da base de novos doadores.

Por fim, uma vez mais confirma-se que o terceiro sector, apesar de ser tão menosprezado, continua a exercer um forte fascínio e atracção sobre a sociedade civil. É sexy! Ora, em fundraising também, isto é um ponto forte que devemos saber explorar e vender bem caro!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é o Fundraising?

«O conjunto de estratégias e procedimentos que levam as pessoas a darem voluntariamente recursos financeiros»

- O seu objetivo é conseguir doações;
- Mais do que conseguir doações, é conseguir doadores;
- Mais do que conseguir doadores é montar um sistema de conquista de doadores;
- Um sistema que os leve a doar cada vez mais e com maior frequência;
- Por fim, um sistema que os leve a deixarem um legado;
- E que façam tudo isso com alegria identificando-se com a causa da instituição.

Angariação de donativos nas ONGD portuguesas

Olá Amigos,
há algum tempo que não publico nada neste blog, e por esta ausência, peço desculpa :)

Hoje gostaria de dar a conhecer um grupo interessantíssimo, o GBU (Grupo Bíblico Universitário), uma associação cristã de jovens universitários que procura conhecer, viver e comunicar a mensagem cristã nos estabelecimentos de Ensino Superior em Portugal. Se quiserem saber mais sobre esta organização, por favor, acompanhem o grupo GBU no Facebook.

Que tem isto a ver com o nosso blog?

A GBU é uma organização pequena mas já está a tomar o fundraising muito a sério. No último Seminário da Call to Action, tive a alegria de conhecer o Tiago Carmona, o dinamizador e responsável pela angariação de fundos desta associação. O Tiago é um estudioso e um fundraiser respeitável. Recentemente apresentou no ISCTE uma tese de mestrado notável, sobre um tema muito interessante: ANGARIAÇÃO DE DONATIVOS NAS ONGD PORTUGUESAS.

Nas palavras do Tiago "esta investigação procura analisar em que medida as ONG…

Vencedor de prémio do Euromilhões vai doar 50 milhões de euros

Um francês, que ganhou um prémio do Euromilhões em Fevereiro no valor de 72 milhões de euros, vai doar 50 milhões a associações solidárias do seu país. A doação do homem, que pediu o anonimato, à entidade que gere os jogos de sorte é uma das maiores alguma vez feita por vencedores daquele jogo.

Segundo a RTL, o francês validou o boletim em Haute-Garonne, sudoeste de França, e após ser conhecida a chave sorteada ainda levou alguns dias a reclamar o prémio de 72.149.579 euros. Três meses após o sorteio, o homem vai doar quase dois terços do prémio a associações de solidariedade de um dos nove países que participa no Euromilhões, incluindo Portugal.

A FDJ, entidade francesa que gere os jogos da sorte, indica que o vencedor é um homem com cerca de 50 anos, sem filhos, que tem uma “fibra solidária”. É um “generoso doador anónimo” e pretende seguir com “atenção o que irá acontecer com os fundos”, acrescentou, citada pela AFP.

Não é a primeira vez que um francês vencedor do Eurom…