Avançar para o conteúdo principal

Miley Cyrus e a filantropia

Miley Cyrus e Jesse, o sem abrigo de Oregon.
Na última gala dos MTV Video Music Awards a Miley Cyrus, que recebeu novamente o prémio para o melhor vídeo do ano, mandou subir para o palco o Jesse, um jovem de 22 anos sem abrigo de Oregon, que agradeceu em seu nome e aproveitou aquela oportunidade única e uma audiência fabulosa para lançar o apelo por uma causa. Eis as palavras de Jesse:
“I am accepting this award on behalf of the 1.6 million runaways and homeless youth in the United States who are starving and lost and scared for their lives. I know, because I am one of those people. I have survived in shelters all over this city. The music industry will make over $7 billion this year, and outside these doors are 54.000 human beings who have no place to call home. If you want to make a powerful change in the world right now, join us and go to Miley’s Facebook page”
Brilhante! Parece que tudo isto tem a ver com o canal Prizeo.com onde Miley promove uma campanha de fundraising para My Friend’s Place, uma organização de Los Angeles que ajuda jovens sem abrigo, entre 12 e 25 anos, a encontrar casa, emprego, cuidados de saúde e educação.

Será que a Miley Cyrus ficou contagiada pelo vírus da filantropia? Será um golpe de marketing para refazer a sua imagem? Difícil de dizer. Sabemos que a Miley é aconselhada por Trevor Neilson, o presidente do Grupo de Investimento G2 e co-fundador do Global Philanthropy Group, que desenvolveu no passado campanhas de caridade para artistas como Bono ou Shakira.

Pessoalmente, acho que às vezes alguns artistas aproveitam-se (dissimuladamente) das causas sociais para se auto-promoverem. Podemos voltar a falar da moda deste verão do "balde de gelo" em que, por vezes, esqueceu-se a causa e ficou-se apenas pelo "self promoting".

A instrumentalização das causas é má e deve ser denunciada. Não podemos deixar de lado os princípios éticos simplesmente porque queremos atingir alguns objectivos a curto prazo. O fim não justifica os meios!

Também é um facto que, nestas parcerias entre o mundo do espectáculo e o fundraising, as causas saem, quase sempre, beneficiadas em notoriedade mas também em volume de donativos e aumento da base de novos doadores.

Por fim, uma vez mais confirma-se que o terceiro sector, apesar de ser tão menosprezado, continua a exercer um forte fascínio e atracção sobre a sociedade civil. É sexy! Ora, em fundraising também, isto é um ponto forte que devemos saber explorar e vender bem caro!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é o Fundraising?

«O conjunto de estratégias e procedimentos que levam as pessoas a darem voluntariamente recursos financeiros»

- O seu objetivo é conseguir doações;
- Mais do que conseguir doações, é conseguir doadores;
- Mais do que conseguir doadores é montar um sistema de conquista de doadores;
- Um sistema que os leve a doar cada vez mais e com maior frequência;
- Por fim, um sistema que os leve a deixarem um legado;
- E que façam tudo isso com alegria identificando-se com a causa da instituição.

Fundação Maria do Carmo Roque Pereira

Caros Amigos
Como muitos já sabem, o Miguel e eu dedicamo-nos de alma e coração já há vários anos à Fundação Maria do Carmo Roque Pereira.

A Fundação é uma IPSS cuja actividade principal é uma creche e um jardim Infância na zona da Graça, em Lisboa, com 50 Crianças entre os 18 meses e os 5 anos. Apoiamos também cerca de 80 familias (mais de 250 pessoas) através da entrega de cabazes do Banco Alimentar.

Funcionamos há alguns anos nos Claustros da Igreja da Graça. Um sitio lindissimo mas com muitas limitações e algumas faltas de condições, que todos os dias vamos tentando melhorar para oferecermos o melhor serviço - a equipa que ali está é extraordinária e às vezes faz verdadeiros milagres.

Como IPSS vocacionada para o apoio a famílias desfavorecidas e com muitas dificuldades, todos os dias apertamos o cinto e temos mesmo a corda ao pescoço.
Precisamos de adquirir equipamentos e materiais, e sobretudo algumas obras são necessárias para que possamos manter os requisitos míni…

FUNDRAISING EM AÇÃO

A COIMBRA BUSINESS SCHOOL informa que oMódulo 1 “Introdução + Fundraising planeado”deverá ter início a 21 de Outubro, decorrendo às sextas-feiras, com o preço especial de 160 €.
Trata-se do módulo introdutório à pós-graduação “FUNDRAISING EM AÇÃO”, mas pode funcionar de forma isolada, sendo um instrumento básico para quem quer conhecer e usar os conceitos e ferramentas da angariação de fundos.
Revela os princípios fundamentais para conhecer e comunicar com os seus potenciais doadores e desenvolver um plano estratégico para a organização, podendo assim aplicar desde já uma campanha de fundraising eficaz.
Mais informações em http://bs.iscac.pt/posgraduacao/