Avançar para o conteúdo principal

Miley Cyrus e a filantropia

Miley Cyrus e Jesse, o sem abrigo de Oregon.
Na última gala dos MTV Video Music Awards a Miley Cyrus, que recebeu novamente o prémio para o melhor vídeo do ano, mandou subir para o palco o Jesse, um jovem de 22 anos sem abrigo de Oregon, que agradeceu em seu nome e aproveitou aquela oportunidade única e uma audiência fabulosa para lançar o apelo por uma causa. Eis as palavras de Jesse:
“I am accepting this award on behalf of the 1.6 million runaways and homeless youth in the United States who are starving and lost and scared for their lives. I know, because I am one of those people. I have survived in shelters all over this city. The music industry will make over $7 billion this year, and outside these doors are 54.000 human beings who have no place to call home. If you want to make a powerful change in the world right now, join us and go to Miley’s Facebook page”
Brilhante! Parece que tudo isto tem a ver com o canal Prizeo.com onde Miley promove uma campanha de fundraising para My Friend’s Place, uma organização de Los Angeles que ajuda jovens sem abrigo, entre 12 e 25 anos, a encontrar casa, emprego, cuidados de saúde e educação.

Será que a Miley Cyrus ficou contagiada pelo vírus da filantropia? Será um golpe de marketing para refazer a sua imagem? Difícil de dizer. Sabemos que a Miley é aconselhada por Trevor Neilson, o presidente do Grupo de Investimento G2 e co-fundador do Global Philanthropy Group, que desenvolveu no passado campanhas de caridade para artistas como Bono ou Shakira.

Pessoalmente, acho que às vezes alguns artistas aproveitam-se (dissimuladamente) das causas sociais para se auto-promoverem. Podemos voltar a falar da moda deste verão do "balde de gelo" em que, por vezes, esqueceu-se a causa e ficou-se apenas pelo "self promoting".

A instrumentalização das causas é má e deve ser denunciada. Não podemos deixar de lado os princípios éticos simplesmente porque queremos atingir alguns objectivos a curto prazo. O fim não justifica os meios!

Também é um facto que, nestas parcerias entre o mundo do espectáculo e o fundraising, as causas saem, quase sempre, beneficiadas em notoriedade mas também em volume de donativos e aumento da base de novos doadores.

Por fim, uma vez mais confirma-se que o terceiro sector, apesar de ser tão menosprezado, continua a exercer um forte fascínio e atracção sobre a sociedade civil. É sexy! Ora, em fundraising também, isto é um ponto forte que devemos saber explorar e vender bem caro!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

Caritas - ajudar é preciso

Juntos por Todos

Não posso deixar de assinalar este grande evento de angariação de fundos que terá lugar no dia 27 de Junho. Creio que é inédito em Portugal e julgo que também no mundo, um evento conseguir reunir o consenso e a participação, com a transmissão em directo, de todas as rádios e televisões públicas Estou orgulhoso e, naturalmente, solidário. Para além da possibilidade de participar neste concerto, de acordo com a organização, estarão à venda bilhetes donativos, no valor de 25 euros e de 15 euros, mesmo para quem não quiser ir ao Meo Arena. Gisela João, Sérgio Godinho, Rui Veloso e Carlos do Carmo são alguns dos artistas que vão participar no concerto solidário, a 27 de Junho, a favor das populações afectadas pelos incêndios que lavram desde sábado. A receita obtida será entregue à União das Misericórdias Portuguesas. No total, o espectáculo contará com a actuação de 25 artistas, contando-se entre eles Salvador Sobral, Luísa Sobral, AGIR, Ana Moura, Camané, Carminho, David Fonsec...