Avançar para o conteúdo principal

#IceBucketChallenge


Primeiro foi o fundador do Facebook a fazê-lo. Um balde com água gelada sobre o corpo, tudo por uma boa causa. Mark Zuckerberg lembrou-se depois de desafiar outros a imitá-lo. Bill Gates foi um dos desafiados e aceitou. Construiu mesmo uma estrutura para a simples tarefa de levar com um balde com água e filmou tudo. O desafio do balde com água gelada começou em Julho e um mês depois é um fenómeno nos Estados Unidos, com vários posts e vídeos publicados nas redes sociais. 

O desafio começou a tornar-se viral e os vídeos de baldes com água gelada enfiados pela cabeça encheram páginas no Facebook e o Twitter de mensagens. Mais de 15 milhões de pessoas falaram sobre o assunto no Facebook, publicaram mensagens, comentaram e fizeram “gosto” na página de alguém.

A iniciativa passou a ter como objectivo ajudar associação norte-americana de esclerose lateral amiotrófica ALS Association e para tal é pedido a alguém que faça um vídeo onde termina molhado no espaço de um dia e lance o mesmo desafio a três outras pessoas. Quem falhar tem que doar 20 dólares à associação.

Foi isso que Mark Zuckerberg fez, depois de ter sido desafiado pelo governador Chris Christie: pediu a três outras pessoas para participarem, entre elas Bill Gates, o fundador e antigo director executivo da Microsoft. Na sua página no Facebook, Zuckerberg publicou um vídeo onde lança o desafio depois de deitar sobre si um balde com água. “Têm 24 horas para o fazer ou têm que fazer uma doação à ALS”, sublinhou.


Num outro vídeo, aceita fazê-lo. “Estou contente por doar à ALS, é uma grande causa”, diz Gates. “Mas quero aceitar este desafio e quero fazê-lo melhor do que alguma fez foi feito”, continua. Seguem-se imagens de Gates a construir uma estrutura, que quando terminada funciona simplesmente com o puxar de uma corda. O desfecho é o esperado: Bill Gates encharcado.

Desde que o desafio do balde com água gelada começou por ter como objectivo ajudar a ALS, a associação afirma que conseguiu angariar 9,5 milhões de dólares destinados a investigar curas para a doença de Gehrig.

cortesia Público

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é o Fundraising?

«O conjunto de estratégias e procedimentos que levam as pessoas a darem voluntariamente recursos financeiros»

- O seu objetivo é conseguir doações;
- Mais do que conseguir doações, é conseguir doadores;
- Mais do que conseguir doadores é montar um sistema de conquista de doadores;
- Um sistema que os leve a doar cada vez mais e com maior frequência;
- Por fim, um sistema que os leve a deixarem um legado;
- E que façam tudo isso com alegria identificando-se com a causa da instituição.

Fundação Maria do Carmo Roque Pereira

Caros Amigos
Como muitos já sabem, o Miguel e eu dedicamo-nos de alma e coração já há vários anos à Fundação Maria do Carmo Roque Pereira.

A Fundação é uma IPSS cuja actividade principal é uma creche e um jardim Infância na zona da Graça, em Lisboa, com 50 Crianças entre os 18 meses e os 5 anos. Apoiamos também cerca de 80 familias (mais de 250 pessoas) através da entrega de cabazes do Banco Alimentar.

Funcionamos há alguns anos nos Claustros da Igreja da Graça. Um sitio lindissimo mas com muitas limitações e algumas faltas de condições, que todos os dias vamos tentando melhorar para oferecermos o melhor serviço - a equipa que ali está é extraordinária e às vezes faz verdadeiros milagres.

Como IPSS vocacionada para o apoio a famílias desfavorecidas e com muitas dificuldades, todos os dias apertamos o cinto e temos mesmo a corda ao pescoço.
Precisamos de adquirir equipamentos e materiais, e sobretudo algumas obras são necessárias para que possamos manter os requisitos míni…

Chamadas telefónicas de valor acrescentado

Recebi um e-mail com esta mensagem e embora não concorde com tudo o que se diz, aliás porque entendo que haja um custo de manutenção, deixo aqui este registo sobre as chamadas de valor acrescentado e que é sintomático daquilo que as pessoas pensam. Qualquer novo serviço, por mais positivo que seja, se não for suficientemente bem explicado, pode levantar dúvidas e até calúnias.

«É uma vergonha o que se passa com o valor das chamadas telefónicas de ajuda a vítimas de catástrofes. Vejamos então o que se passa com as ditas chamadas: Cada chamada custa a quem a faz 72 centimos (60 centimos + IVA). No entanto para as organizações de ajuda no terreno são canalizados apenas 50 centimos, ou seja mais ou menos 69% do que pagámos. Os restantes 31% - 22 cêntimos - vão uma parte para o IVA 20% e restante não sabemos bem para quem.

Assim, dos 72 centimos que oferecemos, temos que:
- organizações de Solideriedade recebem 50 centimos
- para os cofres do governo através do IVA 20% 12 cêntimos
- não sab…