Avançar para o conteúdo principal

Inspiração para capacitar as organizações

O debate com os líderes de grandes empresas e organizações a propósito da integração dos projectos das Organizações Não Lucrativas na estratégia empresarial, e do potencial das parcerias entre ambas foi, sem dúvida, um momento alto do Seminário de Fundraising Call to Action, que constituiu, mais uma vez, um dia essencial no calendário do Terceiro Sector

O 5º Seminário de Fundraising Call to Action aconteceu a 17 de Abril na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Com cerca de 340 pessoas a assistir, este Seminário provou que é já um dia essencial no calendário das organizações não lucrativas em Portugal, bem como de todo o Terceiro Sector.

Com oradores internacionais e nacionais, todos deram testemunho sobre qual é hoje o estado da angariação de fundos, e sobre o que é desejável que esta venha a ser. O tema principal foi “Como envolver e fidelizar os doadores para garantir sustentabilidade financeira das organizações”. Neste sentido foram apresentadas soluções práticas e exemplos do que já se faz em Portugal e no estrangeiro.

Stephen Pidgeon, especialista em Marketing Directo, trouxe muitos ensinamentos acerca da melhor maneira de comunicar com os doadores através de carta, e de como falar da causa de uma maneira mais emocional, de tal forma que o doador se sinta conquistado, envolvido e recompensado por este envolvimento com a causa.

Foi um dia “muito inspirador, mas sobretudo muito prático”, como testemunhou um participante, acrescentando: “saí com a bagagem cheia de ideias para novas formas de angariar fundos”.
Presentes estiveram algumas empresas que deram o seu testemunho acerca do papel que têm enquanto doadores e impulsionadores de projectos. Num painel moderado por Conceição Zagalo (presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grace), com a presença de José Galamba (presidente da Accenture), de Joaquim Goes (administrador executivo do BES), de Pedro Rocha e Melo, (vice-presidente do Conselho de Administração da Brisa) e de Luisa Valle, (directora do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano), foi debatida a relação que as empresa querem ter, no contexto actual, com os projectos que apoiam: qual a importância de os projetos apresentados poderem ser integrados no âmbito da estratégia da própria empresa, e qual o potencial das parcerias quer entre projectos, para fortalecê-los, quer entre projectos e as empresas - por exemplo, na partilha de recursos ou voluntariado.

Foi, sem dúvida, um momento alto do dia, em que as organizações presentes puderam conhecer as pessoas por trás dos decisores e as suas motivações para se envolverem, eles próprios e os seus colaboradores, nos projetos a apoiar.

A dinâmica criada com várias sessões paralelas em diferentes períodos do dia possibilitou o acesso a mais formação e a apresentação de soluções práticas para problemas do dia-a-dia das organizações não lucrativas. Foram apresentadas soluções em temas tão diversos como “O que o fundraising pode aprender com o marketing e a comunicação das marcas”; “O Modelo ProMacClose: uma solução rápida na hora de fazer o pedido”; “A aproximação ao doador e a fidelização à nossa causa”; “Voluntários na angariação de fundos”; “Crowdfunding”; e “Como angariar 60 000€ através de Débitos Diretos”.

“O formato das sessões paralelas resultou numa boa ideia para aproveitar melhor o dia. É muito importante para quem repete a experiência de participar no Seminário anual da Call to Action” testemunhou outro participante, que se congratulou com a organização e a qualidade do evento.
Finalmente foi feito um paralelismo, pelo presidente do Montepio e pela Call to Action, entre clientes de cartão de crédito e doadores de uma causa, no sentido de explorar os procedimentos e as técnicas que se podem transpor da área lucrativa para a área da angariação de fundos, no que respeita à fidelização dos doadores à causa. Tudo numa lógica de transpor as boas práticas do sector lucrativo para o sector não lucrativo.

No fim do dia, todos levaram muita formação, motivação e inspiração para a actividade de angariação de fundos, que é essencial para a sustentabilidade financeira das organizações.

Cinco anos depois do primeiro seminários Call to Action, “é muito gratificante ouvir novos oradores e rever contactos. Este, como os outros, foi excelente! Fica o desafio: aumentar a fasquia em 2014!”, sublinhou ainda um outro participante.

E a Call to Action, já com um trabalho desenvolvido ao longo de sete anos, quer muito corresponder a estas expectativas, impulsionar este mercado e investir na capacitação das organizações sociais. A adesão ao Seminário e o envolvimento que conseguimos, quer da parte das organizações não lucrativas, quer da parte das empresas nossas parceiras no evento, é uma forte prova do nosso compromisso com a profissionalização do Terceiro Sector.

MARIANA REBELO DE ANDRADE
Directora de Desenvolvimento de Negócio da Call to Action

VER

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é o Fundraising?

«O conjunto de estratégias e procedimentos que levam as pessoas a darem voluntariamente recursos financeiros»

- O seu objetivo é conseguir doações;
- Mais do que conseguir doações, é conseguir doadores;
- Mais do que conseguir doadores é montar um sistema de conquista de doadores;
- Um sistema que os leve a doar cada vez mais e com maior frequência;
- Por fim, um sistema que os leve a deixarem um legado;
- E que façam tudo isso com alegria identificando-se com a causa da instituição.

Fundação Maria do Carmo Roque Pereira

Caros Amigos
Como muitos já sabem, o Miguel e eu dedicamo-nos de alma e coração já há vários anos à Fundação Maria do Carmo Roque Pereira.

A Fundação é uma IPSS cuja actividade principal é uma creche e um jardim Infância na zona da Graça, em Lisboa, com 50 Crianças entre os 18 meses e os 5 anos. Apoiamos também cerca de 80 familias (mais de 250 pessoas) através da entrega de cabazes do Banco Alimentar.

Funcionamos há alguns anos nos Claustros da Igreja da Graça. Um sitio lindissimo mas com muitas limitações e algumas faltas de condições, que todos os dias vamos tentando melhorar para oferecermos o melhor serviço - a equipa que ali está é extraordinária e às vezes faz verdadeiros milagres.

Como IPSS vocacionada para o apoio a famílias desfavorecidas e com muitas dificuldades, todos os dias apertamos o cinto e temos mesmo a corda ao pescoço.
Precisamos de adquirir equipamentos e materiais, e sobretudo algumas obras são necessárias para que possamos manter os requisitos míni…

FUNDRAISING EM AÇÃO

A COIMBRA BUSINESS SCHOOL informa que oMódulo 1 “Introdução + Fundraising planeado”deverá ter início a 21 de Outubro, decorrendo às sextas-feiras, com o preço especial de 160 €.
Trata-se do módulo introdutório à pós-graduação “FUNDRAISING EM AÇÃO”, mas pode funcionar de forma isolada, sendo um instrumento básico para quem quer conhecer e usar os conceitos e ferramentas da angariação de fundos.
Revela os princípios fundamentais para conhecer e comunicar com os seus potenciais doadores e desenvolver um plano estratégico para a organização, podendo assim aplicar desde já uma campanha de fundraising eficaz.
Mais informações em http://bs.iscac.pt/posgraduacao/