Avançar para o conteúdo principal

Inquérito traz para a ribalta os custos com o fundraising

Hoje partilho com vocês um debate muito interessante que acabo de ler na The Chronicle of Philanthropy.
 
Apesar de suas diferentes missões, a Fundação Nacional de Veteranos Deficientes (instituição de apoio aos veteranos) e a SPCA International (instituição de apoio aos animais) têm muito em comum. Ambos receberam a classificação F* da Charity Watch, o grupo que avalia as instituições de caridade, porque a maior parte do dinheiro angariado é utilizado em operações de DirectMail.
Este assunto trouxe para a ribalta, com destaque na CNN, a polémica sobre a pequena percentagem de receitas que é gasta todos os anos em serviços directos aos veteranos ou aos animais (menos de 10 %, de acordo com os seus mais recentes relatórios).
As duas instituições estão endividadas em milhões de dólares que devem a uma empresa de marketing directo. E ambas citam o trabalho de um proeminente professor de economia e fundraising, Richard Steinberg, para justificar as suas abordagens de angariação de fundos.
Acontece que as teorias académicas defendidas pelo Prof. Steinberg nem sempre são muito apreciadas…
Eu diria que são polémicas, para não dizer escandalosas.
Leiam aqui o artigo completo!
 
* Grelha de avaliação do Instituto Americano de Filantropia
A = Excelente B = Bom
C = Satisfatório D = Insatisfatório
F = Pobre ? = Informação insuficiente

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é o Fundraising?

«O conjunto de estratégias e procedimentos que levam as pessoas a darem voluntariamente recursos financeiros»

- O seu objetivo é conseguir doações;
- Mais do que conseguir doações, é conseguir doadores;
- Mais do que conseguir doadores é montar um sistema de conquista de doadores;
- Um sistema que os leve a doar cada vez mais e com maior frequência;
- Por fim, um sistema que os leve a deixarem um legado;
- E que façam tudo isso com alegria identificando-se com a causa da instituição.

Fundação Maria do Carmo Roque Pereira

Caros Amigos
Como muitos já sabem, o Miguel e eu dedicamo-nos de alma e coração já há vários anos à Fundação Maria do Carmo Roque Pereira.

A Fundação é uma IPSS cuja actividade principal é uma creche e um jardim Infância na zona da Graça, em Lisboa, com 50 Crianças entre os 18 meses e os 5 anos. Apoiamos também cerca de 80 familias (mais de 250 pessoas) através da entrega de cabazes do Banco Alimentar.

Funcionamos há alguns anos nos Claustros da Igreja da Graça. Um sitio lindissimo mas com muitas limitações e algumas faltas de condições, que todos os dias vamos tentando melhorar para oferecermos o melhor serviço - a equipa que ali está é extraordinária e às vezes faz verdadeiros milagres.

Como IPSS vocacionada para o apoio a famílias desfavorecidas e com muitas dificuldades, todos os dias apertamos o cinto e temos mesmo a corda ao pescoço.
Precisamos de adquirir equipamentos e materiais, e sobretudo algumas obras são necessárias para que possamos manter os requisitos míni…

FUNDRAISING EM AÇÃO

A COIMBRA BUSINESS SCHOOL informa que oMódulo 1 “Introdução + Fundraising planeado”deverá ter início a 21 de Outubro, decorrendo às sextas-feiras, com o preço especial de 160 €.
Trata-se do módulo introdutório à pós-graduação “FUNDRAISING EM AÇÃO”, mas pode funcionar de forma isolada, sendo um instrumento básico para quem quer conhecer e usar os conceitos e ferramentas da angariação de fundos.
Revela os princípios fundamentais para conhecer e comunicar com os seus potenciais doadores e desenvolver um plano estratégico para a organização, podendo assim aplicar desde já uma campanha de fundraising eficaz.
Mais informações em http://bs.iscac.pt/posgraduacao/