Hoje partilho com vocês um debate muito interessante que acabo de ler na The Chronicle of Philanthropy.
Apesar de suas diferentes missões, a
Fundação Nacional de Veteranos Deficientes (instituição de apoio aos veteranos)
e a SPCA International (instituição de apoio aos animais) têm muito em comum. Ambos receberam a classificação F* da
Charity Watch, o grupo que avalia as instituições de caridade, porque a maior
parte do dinheiro angariado é utilizado em operações de DirectMail.
Este assunto trouxe para a ribalta, com destaque
na CNN, a polémica sobre a pequena percentagem de receitas que é gasta todos os
anos em serviços directos aos veteranos ou aos animais (menos de 10 %, de
acordo com os seus mais recentes relatórios).
As duas instituições estão endividadas em
milhões de dólares que devem a uma empresa de marketing directo. E ambas citam o trabalho de um proeminente professor de economia e
fundraising, Richard Steinberg, para justificar as suas abordagens de
angariação de fundos.
Acontece que as teorias académicas defendidas pelo Prof. Steinberg nem sempre
são muito apreciadas…
Eu diria que são polémicas, para não dizer escandalosas.
Leiam aqui o artigo completo!
* Grelha de avaliação do Instituto Americano de Filantropia
A = Excelente | B = Bom |
C = Satisfatório | D = Insatisfatório |
F = Pobre | ? = Informação insuficiente |
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