Avançar para o conteúdo principal

Uma gala de fundraising afundou o Titanic

Um novo estudo sugere que o RMS Titanic afundou-se por causa de uma Gala de Fundraising que teve lugar a bordo da noite de 15 de abril de 1912 quando o navio embateu num iceberg. Mais de 1.500 pessoas morreram.

O estudo basea-se numa novas pesquisa nos arquivos da White Star Lines em Liverpool. Cientistas da Universidade do Sul da Northumbria, no Reino Unido descobriram que o Titanic estava com demasiada velocidade, na fatídica noite em que atravessou o Atlântico, por causa de uma gala de angariação de fundos que estava a ser promovida pela Temperance Ladies League of London.

A Liga, que incluía as esposas de alguns dos homens de negócios e funcionários públicos mais famosos de Londres, foi uma das maiores instituições de caridade da Grã-Bretanha naquela época. O seu maior evento de angariação de fundos era um cruzeiro anual e um jantar de gala. Na Primavera de 1912, a Liga decidiu realizar o seu evento no recém construído RMS Titanic.


"A Liga tinha realizado com sucesso várias galas de fundraising em vários navios nos anos anteriores", afirmou o responsável da pesquisa Dr. Dibble Brewer. "Quando o Titanic foi lançado, os responsáveis da Liga abordaram o Presidente da White Star Line, J. Bruce Ismay, sobre a possibilidade de organizarem o seu evento a bordo do navio na sua viagem inaugural e ele concordou."

Os materiais de marketing que a Liga usou para anunciar o evento de angariação de fundos e venda de bilhetes foi descoberto por pesquisadores do Arquivo da White Star numa caixa de sapatos velhos com a etiqueta "Bolachas, bem como papéis importantes do Titanic". Brewer diz que ficou chocado quando descobriu que os organizadores da gala tinha planos para realizar um jogo na noite do jantar para ver quem adivinhava o quão rápido o Titanic chegaria a Nova York.

"Eles organizaram um leilão, prepararam alguns discursos e tiveram uma banda para o seu entretenimento. Mas o ponto alto da gala foi uma aposta para ver quem poderia prever a hora em que o navio atracaria em Nova York ", disse Brewer.
 
 
A presidente da Liga, Lady Constance, pediu ao capitão Edward Smith ajuda para recolher os bilhetes. Nas suas notas, uma cópia do primeiro rascunho que foi encontrado nos arquivos, pedia ao capitão Smith para aumentar a velocidade naquela mesma noite, a fim de tornar o jogo mais emocionante. As notas incluem um telegrama de Ismay datado de uma semana antes da viagem dizendo que ele já tinha ordenado ao capitão Smith para não levar muito a sério as indicações sobre a  velocidade do barco no Atlântico Norte e "aumentasse a velocidade", a fim de atender a captação de fundos da Liga.
 
"A gala de angariação de fundos é mais importante do que algumas regras tolas", escreveu Ismay no telegrama.

A Lady Constance e outros dirigentes da Liga afogaram-se quando o Titanic se afundou. Estavam no porão do navio a contar o dinheiro angariado quando o navio bateu no iceberg.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Campanha de Angariação de Fundos - CUMN Agradecido (Coimbra)

No seguimento da campanha do CUMN Agradecido, de angariação de fundos para as obras do novo CUMN, o Circulo Loyola, com a colaboração de vários os grupos que funcionam no CUMN (Camtil, GVX, CVX, entre outros) e com outras entidades da cidade de Coimbra (Universidade de Coimbra, Rock Planet e o Conservatório de Música de Coimbra, Águas Luso, entre outras) está a organizar um CONCERTO SOLIDÁRIO .  Este concerto terá lugar no próximo dia 3 de Julho (véspera do feriado municipal), pelas 21 horas, no Conservatório de Música de Coimbra, com a participação dos músicos Tiago Bettencourt, Samuel Úria e o grupo Ciclo Preparatório. Mas como a festa não pode acabar por aqui, organizámos um serão After-Party no Rock Planet com a participação do grupo Salto. Uma excelente oportunidade para estarmos todos juntos, num ambiente diferente e bem animado. Todos este grupos têm de alguma maneira ligações ao CUMN e é com imensa gratidão que temos que lhes agradecer, bem como a todos os que estão a