Avançar para o conteúdo principal

10 regras para agradecer, agradar e manter os doadores




Nunca é demais lembrar algumas regras de ouro para o sucesso do nosso trabalho de angariação de fundos. Cada vez mais me convenço de que o marketing analítico está na base da angariação de fundos moderna e eficaz. Porém, tudo tem a ver com bom senso, boas maneiras, honestidade, transparência, profissionalismo, verdade, amizade sincera, boa comunicação e sobretudo um enorme desejo de tornar este mundo um lugar melhor para se viver. Boa sorte!





1. CONHEÇA O SEU DOADOR:
Aprofunde o conhecimento sobre o comportamento dos seus doadores, saiba porquê dão e quais os apelos aos quais melhor respondem. Vai precisar desses dados para agradecer-lhes adequadamente e cultivar uma relação de amizade.

2. DIGA SEMPRE OBRIGADO:
Sempre e sem excepções!

3. Agradeça ATEMPADAMENTE:
Deve agradecer aos seus doadores passados poucos dias depois de receber o seu donativo.

4. Agradeça com  FREQUENCIA:
Agradeça ao seus doadores várias vezes, ao longo do tempo, e diga-lhe novamente a diferença que fazem ao apoiar a sua causa.

5. Agradeça com PRECISÃO:
Certifique-se de ter escrito corretamente o nome do doador, o montante e a data do donativo, sem esquecer os pormenores sobre os benefícios fiscais e observe atentamente se a doação foi feita em nome ou honra de outra pessoa.

6. Expresse GRATIDÃO:
Diga o quão satisfeito e agradecido está por receber a doação.

7. Focus na EMOÇÃO:
Conte uma história curta e maravilhosa ou use um exemplo específico que mostre o que o doador está tornar possível. Isso é importante para todos os doadores se sentirem bem - e para que os novos doadores entendam o que realmente significa a sua causa. Puxe pelas cordas da emoção e apele ao coração.

8. Dê crédito ao DOADOR:
As suas comunicações com os seus doadores devem usar a palavra "você" muito mais do que a palavra "nós". Reconheça o valor dos doadores em tudo o que se alcança. Procure constantemente maneiras de reconhecer o valor dos seus doadores - no seu relatório anual, na sua página da Internet e nos seus eventos.

9. Seja específico sobre IMPACTO:
Descreva claramente a forma como vai usar o dinheiro e, posteriormente, mostre o impacto que este produziu em concreto na realização da sua causa.

10. Torne tudo muito PESSOAL:
Além de abordar o doador pelo nome, lembre-se que está a fazer um apelo a uma pessoa real. Não demasiado genérico: "caro amigo" ou "caro benfeitor" não é uma saudação suficiente!

fonte de inspiração: Networ for Good

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Popota

«...para que a população sénior tenha uma melhor qualidade de vida» Este Natal, a Causa Maior e a Popota estão de volta. E para que possa contribuir mais uma vez para esta causa, os hipermercados Modelo colocaram à venda o CD Popota – A Estrela Deste Natal com um dueto inédito entre a Popota e o Tony Carreira. O CD está disponível nas lojas Modelo e Continente e tem o custo de 3€, sendo que 1€ reverte para Cruz Vermelha Portuguesa. A “Causa Maior” é uma iniciativa de responsabilidade social do Modelo , que visa proporcionar uma melhor qualidade de vida à Comunidade Sénior, através da acção social desenvolvida pela Cruz Vermelha Portuguesa , através da sua rede de Delegações locais. Em 2007 o projecto CAUSA MAIOR angariou a nível nacional, um valor total de 330 mil euros, que foi distribuído pelas mais de 90 localidades onde o MODELO está presente. No total o apoio chegou a perto de 80 mil seniores através de cirurgias, acções de formação; rastreios; ajudas técnicas e também com ...