Nunca é demais lembrar algumas regras de ouro para o sucesso do nosso trabalho de angariação de fundos. Cada vez mais me convenço de que o marketing analítico está na base da angariação de fundos moderna e eficaz. Porém, tudo tem a ver com bom senso, boas maneiras, honestidade, transparência, profissionalismo, verdade, amizade sincera, boa comunicação e sobretudo um enorme desejo de tornar este mundo um lugar melhor para se viver. Boa sorte!
1. CONHEÇA O SEU DOADOR:
Aprofunde o conhecimento sobre o comportamento dos seus doadores, saiba porquê dão e quais os apelos aos quais melhor respondem. Vai precisar desses dados para agradecer-lhes adequadamente e cultivar uma relação de amizade.
2. DIGA SEMPRE OBRIGADO:
Sempre e sem excepções!
3. Agradeça ATEMPADAMENTE:
Deve agradecer aos seus doadores passados poucos dias depois de receber o seu donativo.
4. Agradeça com FREQUENCIA:
Agradeça ao seus doadores várias vezes, ao longo do tempo, e diga-lhe novamente a diferença que fazem ao apoiar a sua causa.
5. Agradeça com PRECISÃO:
Certifique-se de ter escrito corretamente o nome do doador, o montante e a data do donativo, sem esquecer os pormenores sobre os benefícios fiscais e observe atentamente se a doação foi feita em nome ou honra de outra pessoa.
6. Expresse GRATIDÃO:
Diga o quão satisfeito e agradecido está por receber a doação.
7. Focus na EMOÇÃO:
Conte uma história curta e maravilhosa ou use um exemplo específico que mostre o que o doador está tornar possível. Isso é importante para todos os doadores se sentirem bem - e para que os novos doadores entendam o que realmente significa a sua causa. Puxe pelas cordas da emoção e apele ao coração.
8. Dê crédito ao DOADOR:
As suas comunicações com os seus doadores devem usar a palavra "você" muito mais do que a palavra "nós". Reconheça o valor dos doadores em tudo o que se alcança. Procure constantemente maneiras de reconhecer o valor dos seus doadores - no seu relatório anual, na sua página da Internet e nos seus eventos.
9. Seja específico sobre IMPACTO:
Descreva claramente a forma como vai usar o dinheiro e, posteriormente, mostre o impacto que este produziu em concreto na realização da sua causa.
10. Torne tudo muito PESSOAL:
Além de abordar o doador pelo nome, lembre-se que está a fazer um apelo a uma pessoa real. Não demasiado genérico: "caro amigo" ou "caro benfeitor" não é uma saudação suficiente!
fonte de inspiração: Networ for Good
Comentários