Avançar para o conteúdo principal

Plataforma Portuguesa das ONGD lança o Guia das ONGD

O Guia das ONGD 2012 apresenta as 67 Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesas associadas da Plataforma, oferecendo uma contextualização sobre estas organizações, nomeadamente sobre as suas áreas de trabalho, os países em que actuam, entre outras. Nele são também apresentados a história e o trabalho da Plataforma Portuguesa das ONGD.O Guia pretende ser uma referência do trabalho das ONGD portuguesas, principalmente numa época em que se verifica um contexto nacional de grandes dificuldades e desafios para todos os agentes que intervêm nas áreas da Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária de Emergência. 
   
As ONGD têm sofrido com a constante indefinição da política pública de cooperação e com a incoerência das medidas tomadas perante a estratégia de 2005 que alegadamente está em vigor. O corte generalizado dos financiamentos disponíveis para os seus projectos, também tem levado reajustes de fundo. Apesar da capacidade de adaptação que caracteriza o trabalho das ONGD, muitas delas tiveram já de suspender alguns dos projectos que tinham em execução, facto que representa colocar em risco esforços de décadas de trabalho em prol do desenvolvimento, uma situação inédita em mais de 27 anos enquanto movimento.
  
A Plataforma Portuguesa das ONGD e as suas associadas têm uma noção clara dos efeitos e consequências da crise económica e financeira no país e no sector, mas para reforçar este contexto adverso muito tem contribuído o facto do Governo, eleito em Junho de 2011, ter pautado a sua actuação ou pela ausência de medidas políticas ou pela adopção de um conjunto de medidas e opções estratégicas muito questionáveis para estas áreas e que criaram um clima de grande indefinição. O resultado desta situação poderá ser um profundo retrocesso da eficácia e impacto da Cooperação Portuguesa e na credibilidade do sector e do país junto de países terceiros e de instituições internacionais. 
   
Pode aceder à versão online do Guia das ONGD -2012 aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

Caritas - ajudar é preciso

Juntos por Todos

Não posso deixar de assinalar este grande evento de angariação de fundos que terá lugar no dia 27 de Junho. Creio que é inédito em Portugal e julgo que também no mundo, um evento conseguir reunir o consenso e a participação, com a transmissão em directo, de todas as rádios e televisões públicas Estou orgulhoso e, naturalmente, solidário. Para além da possibilidade de participar neste concerto, de acordo com a organização, estarão à venda bilhetes donativos, no valor de 25 euros e de 15 euros, mesmo para quem não quiser ir ao Meo Arena. Gisela João, Sérgio Godinho, Rui Veloso e Carlos do Carmo são alguns dos artistas que vão participar no concerto solidário, a 27 de Junho, a favor das populações afectadas pelos incêndios que lavram desde sábado. A receita obtida será entregue à União das Misericórdias Portuguesas. No total, o espectáculo contará com a actuação de 25 artistas, contando-se entre eles Salvador Sobral, Luísa Sobral, AGIR, Ana Moura, Camané, Carminho, David Fonsec...