Avançar para o conteúdo principal

POPOTA & Co

Depois de colocar o post "movimento anti-Popota" verifiquei um aumento de visitas no blog e um número invulgar de comentários interessantes e até insultuosos.

Quer isto dizer várias coisas:

- O acto de dar ultrapassa a lógica da razão e move-se mais no registo das emoções. Damos por impulso, porque nos emocionamos, porque algo nos toca e mexe connosco, porque sentimos que podemos mudar a realidade e porque aspiramos por um mundo melhor, mais humano, mais solidário...

- Tudo aquilo que está a ser feito com a ajuda de figuras como a Popota e a Leopoldina tem, aparentemente, um fundo bom, solidário e altruísta. A ideia é mobilizar a sociedade para que ajude a melhorar algumas situações concretas de carência da nossa sociedade, como os serviços de geriatria e pediatria dos hospitais públicos portugueses.

- No entanto, as mensagens subliminares que passam são bem claras: "venham ao Continente/Modelo", "ao comprar está a ajudar", "ao arredondar está a ajudar", venha ao mundo encantado dos brinquedos", etc. A solidariedade do grupo Sonae não é inocente.

- Naturalmente que a estratégia do departamento de marketing que desenvolveu estas acções é puramente comercial: aumentar o volume de vendas através de uma associação com algumas causas sociais para criar empatia e uma imagem mais positiva na cabeça dos consumidores.

- Apesar de tudo, estas acções têm o mérito de conseguirem mobilizar um volume impressionante de meios que mais nenhuma outra organizações é capaz de fazer. Criar parcerias, ganhar massa crítica, conseguir alinhar a estratégia com a programação da RTP e TVI, inclusive garantir duas galas em horário nobre, com toda a logística que tudo isto pressupõe, fez com que as acções tivessem um relativo sucesso. Tanto a RTP como a TVI angariaram mais de 200 mil euros cada, para as respectivas causas. Curiosamente a RTP demorou um dia a angariar aquilo que a TVI fez em duas horas de emissão.

Por fim, resta-me acrescentar mais algumas notas:

- Estas acções estão a apoiar serviços que supostamente deveriam ser garantidos pelo Estado, pois estamos a pagar impostos para termos um serviço de saúde decente.

- Parte do valor das chamadas de valor acrescentado reverte a favor da causa e uma parte substancial são custos de operação, o que representa um bom negócio também para as operadoras (entre as quais Optimus - da Sonae).

- Todas as acções de merchandising assim como a publicidade, a organização do espectáculo, a produção do material de comunicação... tudo isto deve ter custado tanto ou mais do que os 400 mil euros angariados nas duas galas.

- Os donativos angariados beneficiam ainda de um desconto em sede de IRC.

- As acções de responsabilidade social do grupo Sonae devem ser mais autênticas e precisam de ultrapassar a simples lógica comercial, precisamente porque o grupo tem a responsabilidade de devolver à comunidade parte daquilo que recebeu. Portanto os lucros não devem ser apenas para remunerar os accionistas ou para oferecer um bonnus aos directores que desenharam estas "estratégias vencedoras", mas devem reverter em acções concretas para o bem da comunidade.

- E no fim disto tudo, quem se chega à frente para oferecer o cheque é precisamente um representante do grupo Sonae beneficiando gratuitamente, uma vez mais, de boa publicidade e de uma associação positiva com todas estas causas.

Não sou pessimista, muito pelo contrário. O ser humano é muito melhor do que aquilo que imaginamos. Se não acreditasse nisto não estaria aqui a perder tempo e a alimentar um blog com temas sobre a filantropia (philos + antrhopos = amor ao ser humano).

Gosto de ver a sociedade civil a mobilizar-se e a organizar-se para tentar resolver os seus problemas sem necessidade de ficar a espera que um dia o Estado intervenha. Mas também gosto de pensar as coisas, avaliar e decidir para onde é que vai o meu dinheiro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Vencedor de prémio do Euromilhões vai doar 50 milhões de euros

Um francês, que ganhou um prémio do Euromilhões em Fevereiro no valor de 72 milhões de euros, vai doar 50 milhões a associações solidárias do seu país. A doação do homem, que pediu o anonimato, à entidade que gere os jogos de sorte é uma das maiores alguma vez feita por vencedores daquele jogo.   Segundo a RTL, o francês validou o boletim em Haute-Garonne, sudoeste de França, e após ser conhecida a chave sorteada ainda levou alguns dias a reclamar o prémio de 72.149.579 euros. Três meses após o sorteio, o homem vai doar quase dois terços do prémio a associações de solidariedade de um dos nove países que participa no Euromilhões, incluindo Portugal.   A FDJ, entidade francesa que gere os jogos da sorte, indica que o vencedor é um homem com cerca de 50 anos, sem filhos, que tem uma “fibra solidária”. É um “generoso doador anónimo” e pretende seguir com “atenção o que irá acontecer com os fundos”, acrescentou, citada pela AFP. Não é a primeira vez que um fr...