Avançar para o conteúdo principal

Reconstrução da escola de Kamela - Angola

Caros amigos,


De visita a Angola, em Fevereiro e Julho deste ano, conheci e decidi ajudar financeiramente a reconstrução de uma escola. Tendo funcionado por largos anos, a destruição da guerra-civil obrigou a desactivá-la, tal como sucedeu à própria missão onde funcionava - a missão da Kamela no município de Tchindjenje, província de Huambo e diocese de Benguela, em Angola. A capacidade desta escola pode chegar aos 840 alunos, distribuídos por 3 turnos e 8 salas de 35 alunos em cada uma, pelos padrões locais.


O meu contributo, infelizmente, não será suficiente para todos os trabalhos de reparação necessários:
- repor o telhado, aproveitando a estrutura que puder ser aproveitada
- repor portas, janelas e quadros nas salas de aula
- adquirir quadros, armários, cadeiras e mesas de trabalho para professores e alunos

Acredito, porém, que com mais algumas boas-vontades, poderemos mobilizar os fundos necessários e fazê-los chegar aos padres que, no local, organizarão a execução da obra e o arranque das aulas, se possível, já em Janeiro/Fevereiro de 2011, conforme é também a vontade que pude testemunhar das forças vivas daquele vastíssimo município. Apelo à vossa generosidade, na medida das possibilidades e prioridades de cada um.

Aqui ficam os contactos do P.e Gabriel Ngonga, missionário saletino, o coordenador local desta iniciativa, as coordenadas GPS da Missão e os dados da conta em Angola para quem quiser fazer um donativo por transferência directa. Em alternativa, se entenderem confiar, aqui vos deixo o NIB 0035.0585.0002.7777.5105.7 da minha conta pessoal na Caixa Geral de Depósitos. Peço que indiquem no descritivo «escola Angola». No último dia de NOVEMBRO darei ordem de transferência do valor angariado para a conta dos missionários saletinos em Angola. Nessa altura publicarei o comprovativo da transferência bancária no blogue http://portugalprovida.blogspot.com, bem como a lista (sem nomes) de todas as contribuições recebidas, com indicação da respectiva hora e dia de efectivação, para vosso controlo.


No futuro, deverá ser necessário o concurso de alguns professores portugueses, para a requalificação/actualização de cerca de 500 professores dos municípios à volta do Tchindjenje (Ganda, Ukuma, Longonjo, Caála e até Londuimbali). Acolheremos desde já quaisquer manifestações de interesse de professores com uma matriz de Valores compatível com a natureza cristã daquela missão católica. Basta que nos enviem por correio um Curriculum Vitae actualizado para a seguinte morada: candidatura pro-Vida, R. 24 de Junho, 1497, 4800-076 Guimarães.


Bem hajam pela vossa solidariedade com «uma escola para Angola».

Luís Botelho
-------------------------------------------

Contactos em Angola:
P.e Gabriel Ngonga
Missionarios Saletinos
Rua Ferreira do Amaral, Catumbela, ANGOLA
Telef. directo: +244.923259256
Conta no B.F.A. - IBAN: AO 06000600003744713031124 BIC/SWIFT: BFMXAOLU


Missão da Kamela - Tchindjenje:
Província de Huambo - Angola;
diocese de Benguela
Coordenadas GPS (GoogleEarth):
Lat. 12º 45'28.18"S
Long. 14º 54'23.86"E


Responsáveis da missão:
P.e Ilídio
P.e Mateus
Diácono Messias Malanga

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Vencedor de prémio do Euromilhões vai doar 50 milhões de euros

Um francês, que ganhou um prémio do Euromilhões em Fevereiro no valor de 72 milhões de euros, vai doar 50 milhões a associações solidárias do seu país. A doação do homem, que pediu o anonimato, à entidade que gere os jogos de sorte é uma das maiores alguma vez feita por vencedores daquele jogo.   Segundo a RTL, o francês validou o boletim em Haute-Garonne, sudoeste de França, e após ser conhecida a chave sorteada ainda levou alguns dias a reclamar o prémio de 72.149.579 euros. Três meses após o sorteio, o homem vai doar quase dois terços do prémio a associações de solidariedade de um dos nove países que participa no Euromilhões, incluindo Portugal.   A FDJ, entidade francesa que gere os jogos da sorte, indica que o vencedor é um homem com cerca de 50 anos, sem filhos, que tem uma “fibra solidária”. É um “generoso doador anónimo” e pretende seguir com “atenção o que irá acontecer com os fundos”, acrescentou, citada pela AFP. Não é a primeira vez que um fr...