Avançar para o conteúdo principal

Uma marca na solidariedade

Numa época de crise e de maior escassez de recursos, inovar e saber fazer melhor na utilização das ferramentas de angariação de fundos, é um factor crucial para o sucesso de cada instituição. Deste modo, uma marca associada a uma causa é uma das formas de captar doadores. Mas qual será o seu verdadeiro valor para a sustentabilidade de um projecto?

A angariação de fundos é uma forma importante que as organizações sem fins lucrativos têm à disposição para obter o dinheiro ou outros recursos para as suas acções, ou seja, qualquer organização não lucrativa, ONG, IPSS, associação, universidade, escola, museu, centro social, paróquia ou fundação, vive da angariação de fundos (fundraising) para concretizar os seus projectos. Por isso, a sua capacidade de angariação e gestão dos fundos é um factor fundamental para a sustentabilidade da organização.


A empresa Call to Action apoia instituições a organizar eventos e a procurar donativos – uma tarefa fundamental para garantir a sobrevivência financeira do Terceiro Sector. Na semana passada, esta empresa promoveu a segunda edição do Seminário de Fundraising, no qual, para além do debate sobre diversas áreas desta temática, se abordou “A importância da marca, notoriedade e criatividade para o sucesso na angariação de fundos – alguns casos portugueses”.

Al Ries e Laura Ries, consultores e gurus do marketing e do branding, escreveram um livro chamado “A Origem das Marcas”, no qual recorrem à analogia com a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin para validar determinados princípios da gestão de marcas. Eis um excerto retirado da obra, o qual podemos transportar para o campo do fundraising, já que a marca de uma causa/associação/ONG desempenha um papel fundamental para que esta seja conhecida e reconhecida: “primeiro, a divergência, depois a evolução, é a ordem natural na natureza. No branding também. As empresas precisam de prestar mais atenção à forma como (em primeiro lugar) criam as suas marcas. Se o brand building for feito correctamente pode construir-se um posicionamento praticamente invencível.”

Leia +

por Fábio Ventura no portal VER

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é o Fundraising?

«O conjunto de estratégias e procedimentos que levam as pessoas a darem voluntariamente recursos financeiros»

- O seu objetivo é conseguir doações;
- Mais do que conseguir doações, é conseguir doadores;
- Mais do que conseguir doadores é montar um sistema de conquista de doadores;
- Um sistema que os leve a doar cada vez mais e com maior frequência;
- Por fim, um sistema que os leve a deixarem um legado;
- E que façam tudo isso com alegria identificando-se com a causa da instituição.

Fundação Maria do Carmo Roque Pereira

Caros Amigos
Como muitos já sabem, o Miguel e eu dedicamo-nos de alma e coração já há vários anos à Fundação Maria do Carmo Roque Pereira.

A Fundação é uma IPSS cuja actividade principal é uma creche e um jardim Infância na zona da Graça, em Lisboa, com 50 Crianças entre os 18 meses e os 5 anos. Apoiamos também cerca de 80 familias (mais de 250 pessoas) através da entrega de cabazes do Banco Alimentar.

Funcionamos há alguns anos nos Claustros da Igreja da Graça. Um sitio lindissimo mas com muitas limitações e algumas faltas de condições, que todos os dias vamos tentando melhorar para oferecermos o melhor serviço - a equipa que ali está é extraordinária e às vezes faz verdadeiros milagres.

Como IPSS vocacionada para o apoio a famílias desfavorecidas e com muitas dificuldades, todos os dias apertamos o cinto e temos mesmo a corda ao pescoço.
Precisamos de adquirir equipamentos e materiais, e sobretudo algumas obras são necessárias para que possamos manter os requisitos míni…

FUNDRAISING EM AÇÃO

A COIMBRA BUSINESS SCHOOL informa que oMódulo 1 “Introdução + Fundraising planeado”deverá ter início a 21 de Outubro, decorrendo às sextas-feiras, com o preço especial de 160 €.
Trata-se do módulo introdutório à pós-graduação “FUNDRAISING EM AÇÃO”, mas pode funcionar de forma isolada, sendo um instrumento básico para quem quer conhecer e usar os conceitos e ferramentas da angariação de fundos.
Revela os princípios fundamentais para conhecer e comunicar com os seus potenciais doadores e desenvolver um plano estratégico para a organização, podendo assim aplicar desde já uma campanha de fundraising eficaz.
Mais informações em http://bs.iscac.pt/posgraduacao/