Avançar para o conteúdo principal

Uma marca na solidariedade

Numa época de crise e de maior escassez de recursos, inovar e saber fazer melhor na utilização das ferramentas de angariação de fundos, é um factor crucial para o sucesso de cada instituição. Deste modo, uma marca associada a uma causa é uma das formas de captar doadores. Mas qual será o seu verdadeiro valor para a sustentabilidade de um projecto?

A angariação de fundos é uma forma importante que as organizações sem fins lucrativos têm à disposição para obter o dinheiro ou outros recursos para as suas acções, ou seja, qualquer organização não lucrativa, ONG, IPSS, associação, universidade, escola, museu, centro social, paróquia ou fundação, vive da angariação de fundos (fundraising) para concretizar os seus projectos. Por isso, a sua capacidade de angariação e gestão dos fundos é um factor fundamental para a sustentabilidade da organização.


A empresa Call to Action apoia instituições a organizar eventos e a procurar donativos – uma tarefa fundamental para garantir a sobrevivência financeira do Terceiro Sector. Na semana passada, esta empresa promoveu a segunda edição do Seminário de Fundraising, no qual, para além do debate sobre diversas áreas desta temática, se abordou “A importância da marca, notoriedade e criatividade para o sucesso na angariação de fundos – alguns casos portugueses”.

Al Ries e Laura Ries, consultores e gurus do marketing e do branding, escreveram um livro chamado “A Origem das Marcas”, no qual recorrem à analogia com a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin para validar determinados princípios da gestão de marcas. Eis um excerto retirado da obra, o qual podemos transportar para o campo do fundraising, já que a marca de uma causa/associação/ONG desempenha um papel fundamental para que esta seja conhecida e reconhecida: “primeiro, a divergência, depois a evolução, é a ordem natural na natureza. No branding também. As empresas precisam de prestar mais atenção à forma como (em primeiro lugar) criam as suas marcas. Se o brand building for feito correctamente pode construir-se um posicionamento praticamente invencível.”

Leia +

por Fábio Ventura no portal VER

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

Caritas - ajudar é preciso

Juntos por Todos

Não posso deixar de assinalar este grande evento de angariação de fundos que terá lugar no dia 27 de Junho. Creio que é inédito em Portugal e julgo que também no mundo, um evento conseguir reunir o consenso e a participação, com a transmissão em directo, de todas as rádios e televisões públicas Estou orgulhoso e, naturalmente, solidário. Para além da possibilidade de participar neste concerto, de acordo com a organização, estarão à venda bilhetes donativos, no valor de 25 euros e de 15 euros, mesmo para quem não quiser ir ao Meo Arena. Gisela João, Sérgio Godinho, Rui Veloso e Carlos do Carmo são alguns dos artistas que vão participar no concerto solidário, a 27 de Junho, a favor das populações afectadas pelos incêndios que lavram desde sábado. A receita obtida será entregue à União das Misericórdias Portuguesas. No total, o espectáculo contará com a actuação de 25 artistas, contando-se entre eles Salvador Sobral, Luísa Sobral, AGIR, Ana Moura, Camané, Carminho, David Fonsec...