Numa época de crise e de maior escassez de recursos, inovar e saber fazer melhor na utilização das ferramentas de angariação de fundos, é um factor crucial para o sucesso de cada instituição. Deste modo, uma marca associada a uma causa é uma das formas de captar doadores. Mas qual será o seu verdadeiro valor para a sustentabilidade de um projecto?
A angariação de fundos é uma forma importante que as organizações sem fins lucrativos têm à disposição para obter o dinheiro ou outros recursos para as suas acções, ou seja, qualquer organização não lucrativa, ONG, IPSS, associação, universidade, escola, museu, centro social, paróquia ou fundação, vive da angariação de fundos (fundraising) para concretizar os seus projectos. Por isso, a sua capacidade de angariação e gestão dos fundos é um factor fundamental para a sustentabilidade da organização.
A empresa Call to Action apoia instituições a organizar eventos e a procurar donativos – uma tarefa fundamental para garantir a sobrevivência financeira do Terceiro Sector. Na semana passada, esta empresa promoveu a segunda edição do Seminário de Fundraising, no qual, para além do debate sobre diversas áreas desta temática, se abordou “A importância da marca, notoriedade e criatividade para o sucesso na angariação de fundos – alguns casos portugueses”.
Al Ries e Laura Ries, consultores e gurus do marketing e do branding, escreveram um livro chamado “A Origem das Marcas”, no qual recorrem à analogia com a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin para validar determinados princípios da gestão de marcas. Eis um excerto retirado da obra, o qual podemos transportar para o campo do fundraising, já que a marca de uma causa/associação/ONG desempenha um papel fundamental para que esta seja conhecida e reconhecida: “primeiro, a divergência, depois a evolução, é a ordem natural na natureza. No branding também. As empresas precisam de prestar mais atenção à forma como (em primeiro lugar) criam as suas marcas. Se o brand building for feito correctamente pode construir-se um posicionamento praticamente invencível.”
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por Fábio Ventura no portal VER
A angariação de fundos é uma forma importante que as organizações sem fins lucrativos têm à disposição para obter o dinheiro ou outros recursos para as suas acções, ou seja, qualquer organização não lucrativa, ONG, IPSS, associação, universidade, escola, museu, centro social, paróquia ou fundação, vive da angariação de fundos (fundraising) para concretizar os seus projectos. Por isso, a sua capacidade de angariação e gestão dos fundos é um factor fundamental para a sustentabilidade da organização.
A empresa Call to Action apoia instituições a organizar eventos e a procurar donativos – uma tarefa fundamental para garantir a sobrevivência financeira do Terceiro Sector. Na semana passada, esta empresa promoveu a segunda edição do Seminário de Fundraising, no qual, para além do debate sobre diversas áreas desta temática, se abordou “A importância da marca, notoriedade e criatividade para o sucesso na angariação de fundos – alguns casos portugueses”.
Al Ries e Laura Ries, consultores e gurus do marketing e do branding, escreveram um livro chamado “A Origem das Marcas”, no qual recorrem à analogia com a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin para validar determinados princípios da gestão de marcas. Eis um excerto retirado da obra, o qual podemos transportar para o campo do fundraising, já que a marca de uma causa/associação/ONG desempenha um papel fundamental para que esta seja conhecida e reconhecida: “primeiro, a divergência, depois a evolução, é a ordem natural na natureza. No branding também. As empresas precisam de prestar mais atenção à forma como (em primeiro lugar) criam as suas marcas. Se o brand building for feito correctamente pode construir-se um posicionamento praticamente invencível.”
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