Avançar para o conteúdo principal

Cada vez mais as doações migram para online

eNonprofit Benchmarks 2013

Este estudo vale o que vale, sobretudo porque foi feito no mercado dos EUA. No entanto, vale a pena estar atentos às tendências que, mais cedo ou mais tarde, vão bater-nos à porta.

Resumindo:
- O fundraising online continua a crescer, aumentando mais de 21% desde 2011.
- As redes sociais continuam a ganhar muito protagonismo e as taxas de respostas das campanhas por e-mail estão a diminuir (14% nas mensagens de apoio e 27% nas mensagens de angariação de fundos).
- As estratégias de e-mail marketing continuam a ser muito importantes para a maior parte das organizações, no entanto é fundamental que existam ligações com os doadores através de outros canais, sobretudo as redes sociais.

Aqui está uma infografia simpática. Para melhor resolução clique aqui



Um outro estudo interessante apresentado recentemente pela empresa Blackbaud Charitable Giving Report, sobre a evolução do fundraising em 2012 (precisa de registo para download), traz-nos alguns dados que vale a pena reter:

No ano passado, as doações aumentaram 1,7% em relação a 2011. Esse pequeno crescimento não foi distribuído uniformemente:
  • As grandes organizações cresceram 0,3%
  • As organizações médias cresceram 2,7%
  • As pequenas organizações cresceram 7,3%
As doações também foram diferentes em função das áreas de intervenção:
  • As organizações religiosas aumentarm 6,1%
  • Saúde caiu 3,4%
  • As grandes organizações de ajuda internacionais diminuiram 4,7% (não houve grandes desastres)
Por outro lado, as doações online continuam a crescer significamente. Cresceram 11% em 2012 e já representam 7% do total das doações.

As áreas com maior crescimento são os sectores da saúde (14,2% donativos online) e da ajuda internacional (11,8% donativos online), o que é muito bom tendo em conta que as duas áreas sofreram uma diminuição dos donativos em geral. Isto mostra que estão bem posicionados para o crescimento futuro.

Resumindo e concluíndo: cada vez mais as doações são feitas através de plataformas online.
Estamos preparados para o futuro?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é o Fundraising?

«O conjunto de estratégias e procedimentos que levam as pessoas a darem voluntariamente recursos financeiros»

- O seu objetivo é conseguir doações;
- Mais do que conseguir doações, é conseguir doadores;
- Mais do que conseguir doadores é montar um sistema de conquista de doadores;
- Um sistema que os leve a doar cada vez mais e com maior frequência;
- Por fim, um sistema que os leve a deixarem um legado;
- E que façam tudo isso com alegria identificando-se com a causa da instituição.

Fundação Maria do Carmo Roque Pereira

Caros Amigos
Como muitos já sabem, o Miguel e eu dedicamo-nos de alma e coração já há vários anos à Fundação Maria do Carmo Roque Pereira.

A Fundação é uma IPSS cuja actividade principal é uma creche e um jardim Infância na zona da Graça, em Lisboa, com 50 Crianças entre os 18 meses e os 5 anos. Apoiamos também cerca de 80 familias (mais de 250 pessoas) através da entrega de cabazes do Banco Alimentar.

Funcionamos há alguns anos nos Claustros da Igreja da Graça. Um sitio lindissimo mas com muitas limitações e algumas faltas de condições, que todos os dias vamos tentando melhorar para oferecermos o melhor serviço - a equipa que ali está é extraordinária e às vezes faz verdadeiros milagres.

Como IPSS vocacionada para o apoio a famílias desfavorecidas e com muitas dificuldades, todos os dias apertamos o cinto e temos mesmo a corda ao pescoço.
Precisamos de adquirir equipamentos e materiais, e sobretudo algumas obras são necessárias para que possamos manter os requisitos míni…

FUNDRAISING EM AÇÃO

A COIMBRA BUSINESS SCHOOL informa que oMódulo 1 “Introdução + Fundraising planeado”deverá ter início a 21 de Outubro, decorrendo às sextas-feiras, com o preço especial de 160 €.
Trata-se do módulo introdutório à pós-graduação “FUNDRAISING EM AÇÃO”, mas pode funcionar de forma isolada, sendo um instrumento básico para quem quer conhecer e usar os conceitos e ferramentas da angariação de fundos.
Revela os princípios fundamentais para conhecer e comunicar com os seus potenciais doadores e desenvolver um plano estratégico para a organização, podendo assim aplicar desde já uma campanha de fundraising eficaz.
Mais informações em http://bs.iscac.pt/posgraduacao/