«É Dado» é o nome da loja solidária que esta tarde abre as portas em Carnide e é a última expressão do projecto «Igreja Solidária», que a diocese de Lisboa lançou há cerca de dois meses.
Trata-se de uma loja onde quem precisa pode ir procurar roupa, calçado, quer para homem, como para senhora e crianças, brinquedos, experimentar, como em qualquer outro estabelecimento e, como o nome indica, levar, porque é dado.
A responsabilidade da loja é da Cáritas diocesana de Lisboa. José Frias Gomes, presidente da instituição explica à Agência ECCLESIA que a missão da Cáritas não é "gerir uma cadeia de lojas solidárias" mas sim, "desenvolver uma iniciativa demonstrativa do que pode ser feito" e ser "um testemunho da solidariedade".
Todo o projecto foi desenvolvido assente na lógica solidária. "As obras, as pinturas, a montagem, tudo foi feito com a disponibilidade de quem quer ajudar", indica o presidente. "Esperemos que o voluntariado seja expressão da fraternidade e dignidade" e nesse sentido, "possa ser desenvolvido por outros".
A loja é inaugurada esta Quarta-feira e estará aberta ao público na Rua Manuela Porto, n.º 12, às Terças e Quintas-feiras, das 9:00h às 12:00h, e aos Sábados das 15:00h às 17:00h.
Há dois meses que a Cáritas prepara a abertura deste ponto de ajuda. "Temos duas toneladas de material", indica José Frias Gomes, material que poderá ser ainda aumentado. "O que pedimos são bens com qualidade e que qualquer pessoa, caso precisasse, gostaria de receber".
O Presidente da instituição garante que estão disponíveis para ajudar quem precisa. "Quem vier ter connosco, sinalizado pela Cáritas, Centros paroquiais, misericórdias, terá toda a ajuda possível". A sinalização é importante pois "estando para ajudar quem necessita, precisamos saber que a pessoa precisa de facto", adverte.
Esta é uma resposta que a Cáritas de Lisboa disponibiliza, mas os pedidos que recebe são diversos. José Frias Gomes adianta necessidades de medicamentos, pagamento de escolas de crianças, rendas de casa, contas várias, que a instituição vai tentar colmatar.
Ler + (ecclesia)
Comentários