Avançar para o conteúdo principal

Conferência Fundraising - Ética e transparência

Segunda-feira, dia 8 de Junho, decorreu no Instituto Alemão em Lisboa o terceiro e último encontro no âmbito do Ciclo de Conferências Internacionais “Organizações da Sociedade Civil - Transparência e Responsabilidade”, desta vez dedicado ao tema da angariação de fundos ou fundraising.

A razão deste ciclo de conferências
Nas organizações da sociedade civil, sobretudo a nível internacional, têm vindo a ser cada vez mais debatidos temas como a transparência, accountability ou responsabilidade, angariação de fundos e boa governança. Nos Estados Unidos da América estão já desenvolvidos bastantes recursos e instrumentos nessas áreas e na Europa registam-se também experiências interessantes promovidas sobretudo por ONG. Presentemente, a Comissão Europeia promoveu um estudo sobre iniciativas de regulação governamental e de auto-regulação das organizações sem fins lucrativos nos países da União Europeia, já apresentado na primeira Conferência. Neste contexto, os promotores julgaram oportuno divulgar e aprofundar os conhecimentos neste domínio em Portugal, no sentido de aumentar a capacidade para implementar as melhores práticas, no melhor interesse das organizações e seus parceiros, tendo em vista o reforço da confiança pública nas organizações da sociedade civil, em particular num contexto geral de recessão económica. Para isso, organizaram este ciclo de Conferências, de participação gratuita, em dias de semana ao final da tarde, por forma a poderem ser mais acessíveis em particular a quem se dedica voluntariamente às organizações da sociedade civil.

Os temas e os programas das Conferências1ª Conferência (31 Março): BOA GOVERNANÇA E REGULAÇÃO
2ª Conferência (5 de Maio): ÉTICA, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIDADE
3ª Conferência (8 de Junho): FUNDRAISING – ÉTICA E TRANSPARÊNCIA

Os promotores desta iniciativa são a Fundação Friedrich Ebert e a Humaneasy Consulting.

Para Paula Lopes da Silva, responsável da Humaneasy Consulting e activista em várias ONGs “Hoje em dia com a redução do apoio financeiro proveniente de fontes públicas, torna-se necessário diversificar as fontes de financiamento para as actividades e projectos das organizações da sociedade civil. A angariação de fundos tem sido feita sobretudo de forma amadora, mas a actividade profissional de fundraising assumida como tal é já uma realidade em muitos países da Europa e está a emergir em Portugal. Torna-se portanto necessário que – desde já – se desenvolva da melhor forma, de acordo com princípios de ética e transparência assumidos quer pelos angariadores quer pelas organizações que os contratem, para que seja um factor gerador de confiança nas organizações da sociedade civil.”

A Fundação Friedrich Ebert, criada na Alemanha em 1925 e representada em Portugal desde 1976, apoiou no período que se seguiu ao 25 de Abril a criação das instituições do Portugal democrático e acompanhou nos anos 80 a adesão do país às Comunidades Europeias. Com a consolidação da democracia e o avanço do desenvolvimento económico e social no seio da Europa, a actividade da Fundação em Portugal passou do apoio directo aos actores políticos e sociais para a organização de um Diálogo Europeu entre interlocutores portugueses, alemães e de outros países. Desde os finais dos anos 80 que a Fundação organiza iniciativas na forma de debates com responsáveis do sistema político, membros da comunidade científica e representantes da sociedade civil sobre questões importantes para a construção europeia.

+ info www.humaneasy.com/conf
Reinhard Naumann: 213 573 375, info@feslisbon.org /
Paula Silva: 931 634 670, eventos@humaneasy.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Vencedor de prémio do Euromilhões vai doar 50 milhões de euros

Um francês, que ganhou um prémio do Euromilhões em Fevereiro no valor de 72 milhões de euros, vai doar 50 milhões a associações solidárias do seu país. A doação do homem, que pediu o anonimato, à entidade que gere os jogos de sorte é uma das maiores alguma vez feita por vencedores daquele jogo.   Segundo a RTL, o francês validou o boletim em Haute-Garonne, sudoeste de França, e após ser conhecida a chave sorteada ainda levou alguns dias a reclamar o prémio de 72.149.579 euros. Três meses após o sorteio, o homem vai doar quase dois terços do prémio a associações de solidariedade de um dos nove países que participa no Euromilhões, incluindo Portugal.   A FDJ, entidade francesa que gere os jogos da sorte, indica que o vencedor é um homem com cerca de 50 anos, sem filhos, que tem uma “fibra solidária”. É um “generoso doador anónimo” e pretende seguir com “atenção o que irá acontecer com os fundos”, acrescentou, citada pela AFP. Não é a primeira vez que um fr...