Avançar para o conteúdo principal

Donativos: ajude os outros e o seu IRS

Ao ajudar quem precisa, contribui para uma causa justa e pode usufruir de benefícios fiscais. Mas com alguns cuidados.

No final de Novembro, o nosso leitor J.S., de Aveiro, recebeu em casa a visita de dois “pais natais”. Identificaram-se como sendo da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Aveiro (APPACDM) e venderam-lhe um postal, supostamente feito por alunos da instituição, por 2 euros. Este leitor não desconfiou até ter fechado a porta e percebido que o postal não referia a APPACDM, nem com o carimbo da instituição. J.S. tinha nas mãos uma folha branca simples, em formato A5, dobrada ao meio, com três autocolantes alusivos à época e um “Feliz Natal” manuscrito. Um telefonema para a APPACDM confirmou o que já suspeitava: não estava a decorrer nenhuma campanha de venda de postais porta-a-porta.

Cuidados com os donativos
Chegado o Natal, as campanhas e os pedidos de ajuda multiplicam-se. Além de instituições bem conhecidas, como a Abraço, Ajuda de berço, AMI, Banco Alimentar contra a Fome, etc., outros organismos e associações com menos projecção aproveitam para apelar à boa-vontade dos consumidores. É o caso dos bombeiros, igreja e escuteiros, entre outros. Mas há também cada vez mais oportunistas. Para ter a certeza de que não cai no conto do vigário e o seu donativo chega ao destino, siga alguns cuidados.

Peça a identificação de quem o aborda nas campanhas de rua ou porta-a-porta, para saber se está autorizado a fazer o peditório. Em caso de dúvida, contacte a instituição antes de fazer um donativo.

Quando pagar com cheque, convém que seja cruzado e à ordem da instituição. Peça um recibo do valor entregue, com o número de contribuinte do beneficiário. Além de comprovar a autenticidade do peditório, pode deduzir o donativo no IRS. A instituição é obrigada a dar-lhe um recibo, mesmo que não o peça. Em 2007, o Governo introduziu regras para controlar a atribuição de donativos: as entidades beneficiárias passaram a ter de emitir um comprovativo dos valores recebidos, a registar o nome dos mecenas e declará-los ao fisco. Mais: as somas acima de € 200 devem ser doadas por transferência bancária, cheque ou dé bito directo, para se identificar o mecenas.
ler +

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Vencedor de prémio do Euromilhões vai doar 50 milhões de euros

Um francês, que ganhou um prémio do Euromilhões em Fevereiro no valor de 72 milhões de euros, vai doar 50 milhões a associações solidárias do seu país. A doação do homem, que pediu o anonimato, à entidade que gere os jogos de sorte é uma das maiores alguma vez feita por vencedores daquele jogo.   Segundo a RTL, o francês validou o boletim em Haute-Garonne, sudoeste de França, e após ser conhecida a chave sorteada ainda levou alguns dias a reclamar o prémio de 72.149.579 euros. Três meses após o sorteio, o homem vai doar quase dois terços do prémio a associações de solidariedade de um dos nove países que participa no Euromilhões, incluindo Portugal.   A FDJ, entidade francesa que gere os jogos da sorte, indica que o vencedor é um homem com cerca de 50 anos, sem filhos, que tem uma “fibra solidária”. É um “generoso doador anónimo” e pretende seguir com “atenção o que irá acontecer com os fundos”, acrescentou, citada pela AFP. Não é a primeira vez que um fr...