Há algum tempo que não dávamos notícias neste blog sobre o que de melhor se faz em Portugal em matéria de solidariedade. Felizmente, apesar de não conseguirmos dar conta oportunamente de todas as novidades, o país não para e todas os dias decorrem acções espantosas, um pouco por todo o lado. Vamos lembrar alguns momentos que me marcaram esta semana.
1) Herois de Portugal
Domingo foi um dia especial e gostei da gala de homenagem que a RTP dedicou aos bombeiros voluntários, com 10 horas de espectáculo numa emissão muito especial. Várias figuras públicas subiram ao palco até pouco depois da meia-noite. Pelos resultados, a operação correu muito bem - com utilização de várias técnicas de fundraising - e se não estou em erro, julgo que foram angariados mais de 500 mil euros. Parabéns pela inciativa, obrigado a quem participou e um grande bem haja aos nossos bravos "soldados da paz."
"Vida por vida" é o lema dos Bombeiros. Mas ser Bombeiro é mais do que aquilo que sabemos... É ter coragem e força de vontade para enfrentar o perigo das chamas, das cheias ou de outras catástrofes. É dar o tudo por tudo sem pedir nada em troca, é nos tempos difíceis estar disposto a não dormir para proteger o próximo, a deixar a sua família para lutar por outra, a não descansar e recuperar forças para lutar por tudo aquilo que os motiva, é não desistir quando todos os outros já desistiram. Eles são os Heróis de Portugal e merecem a nossa homenagem."
2) Como a generosidade se pode tornar "viral"
Uma operadora de telecomunicações tailandesa, True Move, acaba de lançar uma campanha subjacente à ideia de que "a generosidade é a melhor forma de comunicação". E em poucos dias o vídeo ultrapassou os seis milhões de visualizações no YouTube.
O vídeo mostra o poder da solidariedade em torno da história do dono de um restaurante que, com pequenos gestos, ajuda quem necessita. Tudo começa quando dá alimentos e medicamentos a um rapaz, que tentara roubar estes bens para a mãe doente.
O desfecho demonstra como um pequeno gesto pode mudar vidas: o homem está numa cama de hospital, com uma conta impossível de pagar mas que, de repente, fica a zeros... Mas o melhor é ver e deixar-se comover por este vídeo:
3) Minuto solidário
Recentemente, apercebi-me que o Montepio tem um pequeno programa intitulado "Minuto Solidário" que faz lembrar o minuto verde da Quercus. É uma inciativa a saudar pois não só o posicionamento da marca Montepio está correctamente alinhado com a sua missão mutualista mas a marca consegue capitalizar uma boa imagem ao ocupar, pouco a pouco, o território da solidariedade que lhe pertence. Estamos a espera da 1ª Corrida Solidária assim como a continuação de outros projectos com as instituições de solidariedade social e os novos projectos dinamizados em parceria com a Call to Action.
4) Casa da criança
Hoje recebi este e-mail de uma amiga e não posso deixar de o partilhar porque é sintomático daquilo que se passa em todo o país, numa dinâmica de solidariedade de proximidade. Sem grande destaque mas apostando numa comunicaçaõ de "boca em boca" este tipo de acções fazem com que o nosso tecido social aguente bem o imapcto da crise que nos toca a todos. Excelente!
Este Sábado façam o esforço e apareçam no arraial na Casa da Criança de Tires.
Precisamos muito de angariar algumas ajudas para os pequenitos que lá vivem. O Nuno e eu estaremos lá, e até vou vender rifas e bifanas e o que seja necessário . Visitem o site para perceberem que associação é esta e o que faz (e o que é necessário) Pode ser? Obrigada (Fernanda)
http://www.casadacriancatires.net/
5) Leitura solidária
Por fim, não deixem de visitar, de vez em quando, as páginas da Visão Solidária ou Impulso Positivo. Vale bem a pena!
PS. Para os mais interessados na temática do fundraising, sobretudo para os que vivem no norte do país, não se esqueçam de se inscrever no Workshop da Call to Action "Como angariar fundos junto de particulares". Dia 26 de Setembro no Porto.
Comentários
http://www.youtube.com/watch?v=tzNQTD_7czQ
Obrigado pelo seu comentário. Não conhecia G.A.S. Porto mas conheço GasAfrica. Imagino que não seja o mesmo. seja como for, vou divulgar o vídeo que partilhou comigo e espero receber mais feedback da sua parte.... juntos, por um mundo melhor e cada vez mais solidário. Um beijinho, Félix