Avançar para o conteúdo principal

“É com muito amor que nos damos às plantas”

Ao todo, são 1.200 plantas, entre “alfaces, brócolos, favas e couves portuguesas, as culturas que melhor se adaptam a esta época do ano”, diz o professor Shakib Shahidian, responsável pelo projecto da horta da Mitra, que, a bom ritmo, lá vai produzindo produtos biológicos.
 
A cerca de 12 quilómetros da cidade de Évora, este pólo da Universidade local, que funciona, também, como herdade experimental, faz agora as primeiras colheitas, num terreno com cerca de 400 metros quadrados.
 
Shahidian é um professor que gosta de aulas práticas e alunos com vontade de trabalhar. Assim começou verdadeiramente o projecto. “Um dia viemos ao campo montar um sistema de rega e os alunos perguntaram se podiam criar uma horta. Eu disse que sim, mas nunca sonhei que passada uma semana me fossem bater à porta para fazer a horta”, recorda, entusiasmado, o docente que lecciona várias disciplinas na Licenciatura de Agronomia.

Desde a plantação e rega, até à colheita, tudo está a cargo dos alunos que colocam em prática “os conhecimentos que adquirimos nas aulas”, revela João Rego, um estudante do 3.º ano de Agronomia, que elege este objectivo como o que esteve na génese da horta. “Se aprendemos nas aulas mas não praticamos, não saímos daqui engenheiros como deve ser!”, diz, convicto, este jovem de 22 anos que admite já ter uma ligação ao campo e à natureza. É por isso gratifi cante e compensador tratar da horta, diariamente. “É sempre como muito amor e carinho que nos damos às plantas”, admite João Rego.

Adquirir experiência e ajudar os mais desfavorecidos 
Com tanto afecto à mistura, os produtos só podem mesmo ter um destino especial: instituições de solidariedade. Manuel Ramalho, outro dos alunos envolvido neste projecto conta que a decisão foi pensada e tomada em conjunto por todos os que no dia-a-dia “alimentam” este espaço. “Se temos aqui uma grande área com produtos, porque não darmos à Caritas ou ao Banco Alimentar, para ajudar os mais desfavorecidos?”, questiona este jovem finalista.

Se assim o pensaram, mais depressa o fi zeram. Depois de contactados os responsáveis e de tudo ter ficado acordado, agora, duas vezes por semana, é feita a recolha dos produtos frescos e no próprio dia, entregues pelos alunos às instituições que, por sua vez, os distribuem pelas famílias mais necessitadas.
 
Quem tiver o privilégio de ter à mesa alguns destes vegetais pode ter a certeza que são produtos sem químicos, de resto, garante Shakib Shahidia. “Desde o princípio, foi uma regra que estabelecemos. Não aplicamos nenhum insecticida porque achamos que a saúde pública é maior, e quem olhar para estas plantas consegue ver que estão em equilíbrio com o seu meio”, diz.

Não é difícil adivinhar o orgulho que o docente tem neste projecto, que espera venha a ser abraçado por todos os alunos da Licenciatura de Agronomia, e que pelo menos durante um ano possam ter uma experiencia de campo, devolvendo aos jovens o gosto pela terra.
 
Esta é também uma aposta num sector que já conheceu melhores dias, e que hoje anda a vaguear pelas ruas da amargura.
 
Manuel Ramalho tem essa consciência, mas recusa-se a baixar os braços, alegando que “Portugal
tem todas as condições para plantar os seus próprios produtos em vez de estar a importar
”.
Para este estudante é importante “incentivar os produtos nacionais”.

Com o apoio da Universidade de Évora e da ZEA (sociedade que gere a herdade da Mitra), o projecto está em fase de crescimento. O alargamento da área de plantação e a criação de uma estufa para produzir todas as plantas, desde a semente ao produto fi nal, são apostas que vão ganhando forma.


Fonte RR » Rosário Silva

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Campanha de Angariação de Fundos - CUMN Agradecido (Coimbra)

No seguimento da campanha do CUMN Agradecido, de angariação de fundos para as obras do novo CUMN, o Circulo Loyola, com a colaboração de vários os grupos que funcionam no CUMN (Camtil, GVX, CVX, entre outros) e com outras entidades da cidade de Coimbra (Universidade de Coimbra, Rock Planet e o Conservatório de Música de Coimbra, Águas Luso, entre outras) está a organizar um CONCERTO SOLIDÁRIO .  Este concerto terá lugar no próximo dia 3 de Julho (véspera do feriado municipal), pelas 21 horas, no Conservatório de Música de Coimbra, com a participação dos músicos Tiago Bettencourt, Samuel Úria e o grupo Ciclo Preparatório. Mas como a festa não pode acabar por aqui, organizámos um serão After-Party no Rock Planet com a participação do grupo Salto. Uma excelente oportunidade para estarmos todos juntos, num ambiente diferente e bem animado. Todos este grupos têm de alguma maneira ligações ao CUMN e é com imensa gratidão que temos que lhes agradecer, bem como a todos os que estão a