Avançar para o conteúdo principal

KidZania Solidária


Brincar como gente grande




Alertar os mais novos para a importância da partilha. Proporcionar a quem mais precisa a oportunidade da passar um dia diferente, num espaço simultaneamente lúdico e pedagógico que, no imaginário dos jovens, é uma cidade de sonho para “brincar aos adultos”. A iniciativa KidZania Solidária angariou mais de 350 entradas gratuitas para crianças socialmente desfavorecidas que estão a viver “uma experiência marcante que dificilmente esquecerão”, como explica, em entrevista ao VER, o director geral da KidZania Lisboa
POR GABRIELA COSTA




“Para mim foi importante poder dizer a outros jovens da nossa idade que afinal podemos fazer muitas coisas para ajudar pessoas que precisam”. Foi com esta maturidade que João Pedro Pinto, onze anos, avaliou a sua participação no Fórum “Futuro em Valores – Testemunhos na primeira pessoa”, que decorreu em Janeiro no âmbito da iniciativa “KidZania Solidária”, debatendo a importância do voluntariado na formação dos mais novos. Também para Rita Ramos, doze anos, a acção “significou muito”, porque “foi uma maneira de mostrar aos outros jovens o quão importante é dar o nosso contributo” e também de “partilhar com eles as experiências a que fomos expostos e que nos fizeram perceber que podemos deixar a nossa marca no mundo sem precisarmos de recorrer a grandes esforços”, disse, peremptória, ao VER: “é importante termos a noção do mundo que nos rodeia e que à nossa volta há pessoas com dificuldades que nós podemos ajudar”.
Depois desta experiência, João Pedro acredita que “a solidariedade pode ter lugar no nosso dia-a-dia, em pequenas atitudes que para outras pessoas vão fazer toda a diferença” e adianta mesmo que, “a certa altura já faz parte da nossa vida e somos nós que temos necessidade de procurar novos projectos”.

A solidariedade é, pois, um estado de espírito que, no caso da “KidZania Solidária”, permitiu angariar 353 entradas gratuitas para crianças que se encontram numa situação social menos favorável, e que são apoiadas pela Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, entidade beneficiária da acção, que se dedica a apoiar crianças, idosos e doentes da Misericórdia de Lisboa.

Para esta entidade, o programa “foi muito bem pensado e executado. De uma forma coerente, apresenta um perfeito equilíbrio entre o lúdico, o pedagógico, a inter-ajuda e a promoção da auto-estima de todos os participantes”. Mafalda Ferro, da Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, defende mesmo que para cada uma destas crianças, apesar de ainda muito novas, visitar a KidZania foi uma experiência que dificilmente esquecerão.

É que se tratam de jovens que “nem sempre tendo a possibilidade de pensar nas suas opções de vida, trilham, muitas vezes repetidamente, os percursos de vida culturais, familiares ou característicos dos bairros onde vivem”. Na KidZania, “aprenderam que os sonhos existem e se podem realizar. Acredito que o dia passado na KidZania lhes servirá de incentivo e modelo quando, um dia, pensarem em construir o seu próprio projecto de vida”, conclui.

Já para a própria Irmandade, esta acção conjunta de duas instituições solidárias e da KidZania “constitui uma das nossas razões de existir e deu sentido ao empenhamento de todos os profissionais e voluntários envolvidos”.

ler +

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Vencedor de prémio do Euromilhões vai doar 50 milhões de euros

Um francês, que ganhou um prémio do Euromilhões em Fevereiro no valor de 72 milhões de euros, vai doar 50 milhões a associações solidárias do seu país. A doação do homem, que pediu o anonimato, à entidade que gere os jogos de sorte é uma das maiores alguma vez feita por vencedores daquele jogo.   Segundo a RTL, o francês validou o boletim em Haute-Garonne, sudoeste de França, e após ser conhecida a chave sorteada ainda levou alguns dias a reclamar o prémio de 72.149.579 euros. Três meses após o sorteio, o homem vai doar quase dois terços do prémio a associações de solidariedade de um dos nove países que participa no Euromilhões, incluindo Portugal.   A FDJ, entidade francesa que gere os jogos da sorte, indica que o vencedor é um homem com cerca de 50 anos, sem filhos, que tem uma “fibra solidária”. É um “generoso doador anónimo” e pretende seguir com “atenção o que irá acontecer com os fundos”, acrescentou, citada pela AFP. Não é a primeira vez que um fr...