Avançar para o conteúdo principal

Igreja Católica avança com «Fundo Social Solidário»

Recolha de donativos já começou e quer responder a despesas com as necessidades mais urgentes

A Igreja Católica vai criar um «Fundo Social Solidário» destinado a salvaguardar a subsistência das pessoas carenciadas, respondendo às suas necessidades mais urgentes de alimentação, saúde, habitação e encargos escolares.

“Nós daremos aquilo que nos for confiado. Se o fundo tiver uma boa adesão por parte de dadores, a nossa ajuda será mais facilitada; se não tiver, estaremos mais condicionados na redistribuição desses montantes”, frisou o presidente da Cáritas, Eugénio Fonseca, em declarações à Agência ECCLESIA.

Os detalhes da medida, anunciada a 22 de Julho pelo presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, D. Carlos Azevedo, foram definidos esta semana, num encontro que juntou representantes da Cáritas Portuguesa, Sociedade São Vicente de Paulo e Comissões Justiça e Paz (nacional e das congregações religiosas).

Esta «Equipa Animadora do Fundo Social», que inclui delegados da União das Misericórdias, vai encontrar-se todos os meses para atribuir as quantias disponibilizadas pelos donativos.

A partilha dessas verbas responde exclusivamente a necessidades básicas apresentadas pelos «Elos de Ligação do Fundo Social», grupos constituídos em cada diocese por delegados da Cáritas e da Sociedade de São Vicente de Paulo, que mensalmente seleccionam pedidos de ajuda a partir de casos comunicados pelas paróquias.

Acções de formação para agentes paroquiais

O «Fundo Social Solidário» compreende também uma vertente formativa: a Cáritas pretende que os “Elos de Ligação” diocesanos promovam acções de capacitação dirigidas a agentes paroquiais ligados ao apoio social.

Esta formação vai tornar possível o aconselhamento no campo do redimensionamento de dívidas, gestão de orçamentos familiares e recurso ao crédito, para que “as pessoas não se aventurem a encargos maiores do que as suas possibilidades”, referiu o presidente da instituição de apoio social da Igreja Católica.

O projecto prevê igualmente a realização de sessões pedagógicas para os beneficiários do Fundo Social Solidário.

Por exemplo, “uma pessoa que receba determinada quantia para rendas de casa em atraso seria convidada a participar num encontro em que se lhe explicariam os meios para resolver essa dívida e para não voltar a contrair débitos desse género”, explicou o responsável.

Estas ajudas também poderão ser concedidas através do designado «Ticket Solidário», baseado no «Ticket Restaurante», com o objectivo de responder a casos de “pobreza envergonhada”.

Estas senhas, salientou Eugénio Fonseca, “não são para as pessoas irem comer ao restaurante, mas para poderem levantar géneros nas superfícies comerciais”, utilizando um ‘ticket’ universal que não identifica a natureza do apoio.

Conta para receber donativos já foi aberta

Os donativos para o “Fundo Social Solidário” devem ser feitos através da conta com o mesmo nome constituída no Millennium BCP, com o número 109 004 01 50 e NIB 0033 0000 0109 0040 150 12.

Dentro de algumas horas vai ser possível transferir as ofertas por Multibanco, inserindo o algarismo 2 nos campos destinados à entidade e referência.

O próximo encontro da Equipa Animadora do Fundo Social está marcado para 6 de Agosto.

A 16 de Setembro este grupo de trabalho reúne-se em Fátima com os “Elos de Ligação” diocesanos para explicar com mais detalhe o funcionamento do Fundo Social Solidário e responder às dúvidas que tenham surgido durante as suas primeiras semanas de existência.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Campanha de Angariação de Fundos - CUMN Agradecido (Coimbra)

No seguimento da campanha do CUMN Agradecido, de angariação de fundos para as obras do novo CUMN, o Circulo Loyola, com a colaboração de vários os grupos que funcionam no CUMN (Camtil, GVX, CVX, entre outros) e com outras entidades da cidade de Coimbra (Universidade de Coimbra, Rock Planet e o Conservatório de Música de Coimbra, Águas Luso, entre outras) está a organizar um CONCERTO SOLIDÁRIO .  Este concerto terá lugar no próximo dia 3 de Julho (véspera do feriado municipal), pelas 21 horas, no Conservatório de Música de Coimbra, com a participação dos músicos Tiago Bettencourt, Samuel Úria e o grupo Ciclo Preparatório. Mas como a festa não pode acabar por aqui, organizámos um serão After-Party no Rock Planet com a participação do grupo Salto. Uma excelente oportunidade para estarmos todos juntos, num ambiente diferente e bem animado. Todos este grupos têm de alguma maneira ligações ao CUMN e é com imensa gratidão que temos que lhes agradecer, bem como a todos os que estão a