Avançar para o conteúdo principal

Dez mil pessoas marcharam em Portugal contra a fome


Iniciativa promovida pelo PAM permitiu recolher cem mil euros

Cerca de dez mil pessoas marcharam hoje contra a fome em Lisboa, Porto, Coimbra e Angra do Heroísmo, um projecto promovido pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) e a empresa logística TNT.

Segundo a organização, a cidade portuguesa que recebeu mais participantes foi Lisboa, com 5500 pessoas a marcharem cinco quilómetros, entre a Torre de Belém e a Doca de Santo Amaro. No Porto, participaram 3500 pessoas, em Coimbra 700 e em Angra do Heroísmo 400.

Para se juntarem a esta iniciativa, os portugueses contribuíram com dez euros, que revertem integralmente para o PAM.

A iniciativa permitiu, assim, angariar cerca de 100 mil euros, um valor que o PAM diz ser suficiente para educar e alimentar 3703 crianças durante um ano.

Esta foi a segunda vez que cidades portuguesas se juntaram à iniciativa internacional "End Hunger - Walk the World", que assinala o Dia Mundial da Criança e que começou em 2003 com a participação de dez países asiáticos, alargando-se a 70 países em 2004.

Este ano, a iniciativa alargou-se a 70 países, onde estavam previstas 250 marchas contra a fome para minimizar as carências alimentares e educacionais das crianças de todo o Mundo.

"Esta marcha é uma organização conjunta da empresa de logística TNT e do Programa Alimentar Mundial, que visa essencialmente contribuir para a alimentação e educação das crianças que por esse mundo fora morrem à fome", explicou José Correia, um dos membros da organização em Portugal.

"Só para termos uma ideia, seis milhões de crianças morrem todos os anos e não podemos aceitar isso", acrescentou.

Entre os milhares de participantes, de todas as idades, a principal motivação é a consciência de que há muita gente, principalmente crianças, que nada têm para comer. "É uma causa muito boa, que haja pelo menos uma vez por ano para se poder ajudar alguém desta forma", explicou Olga Santos, uma das participantes.

"A mim neste momento não me custa, 10 euros ainda é uma verba de que eu posso dispor. Achei muito importante porque a fome é uma coisa muito má", disse, por seu lado, João Moço.

Em 2007, o projecto "End Hunger - Walk the World" contou com a participação de 550 mil pessoas de 93 países que ajudaram a alimentar pelo menos 25 mil crianças durante um ano, segundo dados da organização.

01.06.2008 - 16h50 Lusa

Comentários

Anónimo disse…
Portugal passa por um período de grave instabilidade e o grosso da população, incluindo o Presidente só fala de futebol!... O país precisa de combater o ritmo de crescimento galopante do flagelo do desemprego... Não é saudável alguém que dedicou décadas de vida num posto de trabalho honesto, ser despedido, para ficar sem perspectivas futuras, vivendo das últimas poupanças e a sentir a deterioração do ambiente social e familiar, até ao dia em que ouve os filhos esfomeados pedirem pão e ter de explicar que não tem... Custa, e muito, sentir-se apagado do tecido social, ser tornado um pária, sem sonhos, sem ilusões, sem apoio, sem outra saída que não a procura de uma arma e de oportunidades de capitalizar o seu uso para obter lucro imediato, sem pudor de atentar contra ou tirar a vida de outrem... Até ao dia em que já embrenhado no mundo do crime, tenha de usar a outra mão para empurrar o punhal bem fundo antes de torcer e rasgar, salvaguardando o anonimato, vital na carreira... Calma! Vamos meditar sobre o assunto... Depois fingem que neste país não há zonas onde a partir das 22h aquilo é só mitras de fusca ou ponta-e-mola vindos de todos os bairros de lata a mamar quartas de kiza e a traficar ou misturar drogas, uns nem dinheiro têm para pagar, sussurram aos ouvidos dos outros e vão em grupo passar meia-hora fechados numa casa-de-banho. Negras com altos cus ou universitárias em locais pouco iluminados a fazer com desconhecidos o que negam aos namorados para pagar dívidas, e os trocos ficam marcados no rosto, gente a segurar na cabeça de quem vomita até se fartarem e largarem-na na poça, a polícia passa brevemente por lá e leva com o dedo ou cuspo, seringas e preservativos usados na via pública, gente mijada ou a ressacar, pedófilos e prostitutas a rondar o perímetro, ameaças com armas de fogo ligeiras, agressões e facadas superficiais que ficam no anonimato para proteger outros negócios, menores introduzidos ao cheiro de lixo e mijo aliciados ao consumo de drogas, assaltados e a serem assediados por ambos os sexos... E ninguém põe mão no assunto! Em Portugal há este espírito passivo, se algo está mal, vamos olhar para o lado e recordar um bom momento...

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Vencedor de prémio do Euromilhões vai doar 50 milhões de euros

Um francês, que ganhou um prémio do Euromilhões em Fevereiro no valor de 72 milhões de euros, vai doar 50 milhões a associações solidárias do seu país. A doação do homem, que pediu o anonimato, à entidade que gere os jogos de sorte é uma das maiores alguma vez feita por vencedores daquele jogo.   Segundo a RTL, o francês validou o boletim em Haute-Garonne, sudoeste de França, e após ser conhecida a chave sorteada ainda levou alguns dias a reclamar o prémio de 72.149.579 euros. Três meses após o sorteio, o homem vai doar quase dois terços do prémio a associações de solidariedade de um dos nove países que participa no Euromilhões, incluindo Portugal.   A FDJ, entidade francesa que gere os jogos da sorte, indica que o vencedor é um homem com cerca de 50 anos, sem filhos, que tem uma “fibra solidária”. É um “generoso doador anónimo” e pretende seguir com “atenção o que irá acontecer com os fundos”, acrescentou, citada pela AFP. Não é a primeira vez que um fr...