Notícia da tarde num canal de televisão generalista: violência e roubo num canil que resgata e cuida animais maltratados. A directora da instituição fala para as camaras da televisão, denuncia o sucedido e diz que há carências específicas e urgentes que precisam de se supridas como a "construção de um muro, o reforço da vedação e o arranjo do portão". Perante a insistência da jornalista que mostra simpatia e facilita a comunicação com a frase "mas diga de que valor estamos a falar, de quanto dinheiro precisam?" a responsável esquiva-se com uma resposta ambígua "sei lá, ainda estou a espera de um orçamento".
Desculpem esta descrição emotiva e pouco cuidada, mas o que queria partilhar com vocês é a importãncia de aproveitar o momento certo para comunicar com objectividade as necessidades da nossa causa. Para saber exactamento o que é necessário não é preciso muita ciência mas apenas o bom senso e muito rigor. Podemos não ter os números exactos do orçamento mas sabemos que estamos a defender uma causa que, para nós, é a causa mais importante do mundo. Por isso nunca devemos dizer "sei lá", mas antes "é preciso apoiar esta nossa causa. Com apenas 5 euros conseguimos alimentar um cachorinho durante uma semana. O seu apoio é muito importante. Com a sua ajuda vamos conseguir recuperar também a vedação, arranjar o portão e construir um muro para proporcionar maior conforto e segurança à comunidade destes animais vulneráveis que precisam de todo o nosso apoio e protecção."
Diante de uma câmara TV ou mesmo na sua ausência, sabendo que estamos a comunicar com potenciais doadores, só podemos dizer: "A sua ajuda é importante! O seu donativo X (dizer o valor concreto ou sugerir um valor aproximado) pode e vai fazer a diferença ao ajudar X (dizer um número concreto) beneficiários a conseguir X (descrever os benefícios concretos). Fique atento à nossa página, pois vamos comunicar ao mundo inteiro (com fotos, vídeos, infografias, números e touching stories) como o seu apoio (donativo) conseguiu tornar este mundo um lugar melhor. Obrigado!"
Para quem quiser mesmo ajudar, aqui está o contacto da instituição em causa.
Sejam bons uns para os outros e façam o bem!
Comentários