Avançar para o conteúdo principal

Aproveitar as oportunidades


Notícia da tarde num canal de televisão generalista: violência e roubo num canil que resgata e cuida animais maltratados. A directora da instituição fala para as camaras da televisão, denuncia o sucedido e diz que há carências específicas e urgentes que precisam de se supridas como a "construção de um muro, o reforço da vedação e o arranjo do portão". Perante a insistência da jornalista que mostra simpatia e facilita a comunicação com a frase "mas diga de que valor estamos a falar, de quanto dinheiro precisam?" a responsável esquiva-se com uma resposta ambígua "sei lá, ainda estou a espera de um orçamento".

Desculpem esta descrição emotiva e pouco cuidada, mas o que queria partilhar com vocês é a importãncia de aproveitar o momento certo para comunicar com objectividade as necessidades da nossa causa. Para saber exactamento o que é necessário não é preciso muita ciência mas apenas o bom senso e muito rigor. Podemos não ter os números exactos do orçamento mas sabemos que estamos a defender uma causa que, para nós, é a causa mais importante do mundo. Por isso nunca devemos dizer "sei lá", mas antes "é preciso apoiar esta nossa causa. Com apenas 5 euros conseguimos alimentar um cachorinho durante uma semana. O seu apoio é muito importante. Com a sua ajuda vamos conseguir recuperar também a vedação, arranjar o portão e construir um muro para proporcionar maior conforto e segurança à comunidade destes animais vulneráveis que precisam de todo o nosso apoio e protecção."

Diante de uma câmara TV ou mesmo na sua ausência, sabendo que estamos a comunicar com potenciais doadores, só podemos dizer: "A sua ajuda é importante! O seu donativo X (dizer o valor concreto ou sugerir um valor aproximado) pode e vai fazer a diferença ao ajudar X (dizer um número concreto) beneficiários a conseguir X (descrever os benefícios concretos). Fique atento à nossa página, pois vamos comunicar ao mundo inteiro (com fotos, vídeos, infografias, números e touching  stories) como o seu apoio (donativo) conseguiu tornar este mundo um lugar melhor. Obrigado!"

Para quem quiser mesmo ajudar, aqui está o contacto da instituição em causa.
Sejam bons uns para os outros e façam o bem!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Las siete reglas de oro de la captación de fondos

Independientemente de si eres nuevo o ya conoces bien la profesión de la captación de fondos, de si captas fondos a través de la web o del modo tradicional (o ambos), te presentamos a continuación una serie de conocimientos y técnicas básicas que te serán útiles en tu trabajo. Si logras dominarlas, aumentarás las posibilidades de captar más dinero y de disfrutar de tu trabajo. Mucha gente simplemente se lanza a esta profesión sin haber aprendido previamente cuáles son los fundamentos de esta industria. No se aprenden de la noche a la mañana y puede que alguno de los consejos siguientes sean más fáciles de llevar a cabo que otros. Puede que necesites recurrir a ayuda externa, consultar a expertos o asistir a clases para que llegues a dominar aquello que necesites saber. Si necesitas ayuda, no dudes en pedirla. Te facilitará el trabajo. A continuación te exponemos algunas reglas de oro: 1. Estudia los argumentos que pueden ser útiles a tu organización a la hora de conseguir apoyo y la me...

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA E ARREDONDAMENTOS!!!

É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!! Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade. Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!! Reparem no que diz o site de um desses supermercados: "Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " .... Extraordinário realmente, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos desta empresa .... como se fosse dinheiro deles e não nosso. Se querem dar para caridade dêm directamente ... ou se eu vos pedir vocês dão-me a mim para eu poder doar?! Então porque dão aos Modelos, Continentes, e Wortens? Eles têm obrigação e responsabilidade social a cumprir! Exijam! Se concordarem comigo enviem para outras pessoas.   (PS. Esta mensagem não é minha mas subscrevo o seu conteúdo)

Popota

«...para que a população sénior tenha uma melhor qualidade de vida» Este Natal, a Causa Maior e a Popota estão de volta. E para que possa contribuir mais uma vez para esta causa, os hipermercados Modelo colocaram à venda o CD Popota – A Estrela Deste Natal com um dueto inédito entre a Popota e o Tony Carreira. O CD está disponível nas lojas Modelo e Continente e tem o custo de 3€, sendo que 1€ reverte para Cruz Vermelha Portuguesa. A “Causa Maior” é uma iniciativa de responsabilidade social do Modelo , que visa proporcionar uma melhor qualidade de vida à Comunidade Sénior, através da acção social desenvolvida pela Cruz Vermelha Portuguesa , através da sua rede de Delegações locais. Em 2007 o projecto CAUSA MAIOR angariou a nível nacional, um valor total de 330 mil euros, que foi distribuído pelas mais de 90 localidades onde o MODELO está presente. No total o apoio chegou a perto de 80 mil seniores através de cirurgias, acções de formação; rastreios; ajudas técnicas e também com ...