Avançar para o conteúdo principal

Aproveitar as oportunidades


Notícia da tarde num canal de televisão generalista: violência e roubo num canil que resgata e cuida animais maltratados. A directora da instituição fala para as camaras da televisão, denuncia o sucedido e diz que há carências específicas e urgentes que precisam de se supridas como a "construção de um muro, o reforço da vedação e o arranjo do portão". Perante a insistência da jornalista que mostra simpatia e facilita a comunicação com a frase "mas diga de que valor estamos a falar, de quanto dinheiro precisam?" a responsável esquiva-se com uma resposta ambígua "sei lá, ainda estou a espera de um orçamento".

Desculpem esta descrição emotiva e pouco cuidada, mas o que queria partilhar com vocês é a importãncia de aproveitar o momento certo para comunicar com objectividade as necessidades da nossa causa. Para saber exactamento o que é necessário não é preciso muita ciência mas apenas o bom senso e muito rigor. Podemos não ter os números exactos do orçamento mas sabemos que estamos a defender uma causa que, para nós, é a causa mais importante do mundo. Por isso nunca devemos dizer "sei lá", mas antes "é preciso apoiar esta nossa causa. Com apenas 5 euros conseguimos alimentar um cachorinho durante uma semana. O seu apoio é muito importante. Com a sua ajuda vamos conseguir recuperar também a vedação, arranjar o portão e construir um muro para proporcionar maior conforto e segurança à comunidade destes animais vulneráveis que precisam de todo o nosso apoio e protecção."

Diante de uma câmara TV ou mesmo na sua ausência, sabendo que estamos a comunicar com potenciais doadores, só podemos dizer: "A sua ajuda é importante! O seu donativo X (dizer o valor concreto ou sugerir um valor aproximado) pode e vai fazer a diferença ao ajudar X (dizer um número concreto) beneficiários a conseguir X (descrever os benefícios concretos). Fique atento à nossa página, pois vamos comunicar ao mundo inteiro (com fotos, vídeos, infografias, números e touching  stories) como o seu apoio (donativo) conseguiu tornar este mundo um lugar melhor. Obrigado!"

Para quem quiser mesmo ajudar, aqui está o contacto da instituição em causa.
Sejam bons uns para os outros e façam o bem!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é o Fundraising?

«O conjunto de estratégias e procedimentos que levam as pessoas a darem voluntariamente recursos financeiros»

- O seu objetivo é conseguir doações;
- Mais do que conseguir doações, é conseguir doadores;
- Mais do que conseguir doadores é montar um sistema de conquista de doadores;
- Um sistema que os leve a doar cada vez mais e com maior frequência;
- Por fim, um sistema que os leve a deixarem um legado;
- E que façam tudo isso com alegria identificando-se com a causa da instituição.

Fundação Maria do Carmo Roque Pereira

Caros Amigos
Como muitos já sabem, o Miguel e eu dedicamo-nos de alma e coração já há vários anos à Fundação Maria do Carmo Roque Pereira.

A Fundação é uma IPSS cuja actividade principal é uma creche e um jardim Infância na zona da Graça, em Lisboa, com 50 Crianças entre os 18 meses e os 5 anos. Apoiamos também cerca de 80 familias (mais de 250 pessoas) através da entrega de cabazes do Banco Alimentar.

Funcionamos há alguns anos nos Claustros da Igreja da Graça. Um sitio lindissimo mas com muitas limitações e algumas faltas de condições, que todos os dias vamos tentando melhorar para oferecermos o melhor serviço - a equipa que ali está é extraordinária e às vezes faz verdadeiros milagres.

Como IPSS vocacionada para o apoio a famílias desfavorecidas e com muitas dificuldades, todos os dias apertamos o cinto e temos mesmo a corda ao pescoço.
Precisamos de adquirir equipamentos e materiais, e sobretudo algumas obras são necessárias para que possamos manter os requisitos míni…

FUNDRAISING EM AÇÃO

A COIMBRA BUSINESS SCHOOL informa que oMódulo 1 “Introdução + Fundraising planeado”deverá ter início a 21 de Outubro, decorrendo às sextas-feiras, com o preço especial de 160 €.
Trata-se do módulo introdutório à pós-graduação “FUNDRAISING EM AÇÃO”, mas pode funcionar de forma isolada, sendo um instrumento básico para quem quer conhecer e usar os conceitos e ferramentas da angariação de fundos.
Revela os princípios fundamentais para conhecer e comunicar com os seus potenciais doadores e desenvolver um plano estratégico para a organização, podendo assim aplicar desde já uma campanha de fundraising eficaz.
Mais informações em http://bs.iscac.pt/posgraduacao/