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Benefícios directos para o Terceiro Sector


Uma entrevista simpática e esclarecedora.
Madalena Alves Pereira - Call to Action

Qual é a importância, para a divulgação deste conceito ainda inovador em Portugal, da realização do 1º Seminário de Fundraising em Portugal? De que modo o evento permitirá às instituições melhorarem a sua eficiência e desenvolverem novos modelos de sustentabilidade?

Queremos que Portugal desenvolva o conceito de fundraising à luz de tantos outros países que já usufruem dos benefícios directos de desenvolvimento do Terceiro Sector. Para além do que já referi, ou seja, de que a iniciativa tem como objectivo directo a formação e capacitação das pessoas que trabalham nas organizações do Terceiro Sector, este seminário vai poder cumprir a sua missão com os oradores que vamos ter presentes.

Quais serão os momentos chave do seminário?

David Saint, presidente da Action Planning, consultora em gestão e fundraising para as organizações não-lucrativas, será o keynote speaker do seminário. A consultora inglesa tem mais de vinte anos de experiência a trabalhar com todas as áreas do Terceiro Sector (social, cultural, ambiental, religiosa e educacional) e com pequenas, médias e grandes organizações. Segundo Madalena Alves Pereira, foi critério fundamental para este convite tratar-se de uma empresa europeia, “cujos conceitos e metodologias fazem sentido para uma comunidade e cultura europeia”. A intervenção de David Saint permitirá uma abordagem completa, quer a nível académico, quer a nível de implementação prática, da questão da gestão estratégica e planeamento de angariação de fundos.

Outra intervenção de fundo, e que a Call to Action acredita ser aquela que vai trazer a todos maior conhecimento de uma área ainda pouco explorada em Portugal - a angariação de fundos junto de particulares – será a do orador convidado Valerio Melandri, professor de Economia e director do Mestrado em Fundrasing para ONL na Faculdade de Economia em Forlì. Este especialista é também consultor nesta área e tem ainda prática em projectos de cariz religioso.

O público presente poderá ainda assistir à partilha de experiências de casos práticos de sucesso na angariação de fundos, com a participação de um exemplo na área cultural e outros na área social, “que trazem conceitos que são facilmente replicáveis para as outras áreas de interesse”, garante a sócia-fundadora. Como avança ao VER, outro ponto “muito alto” do seminário será a participação de dois convidados que vão confirmar o potencial enorme que a criatividade e inovação podem trazer para esta área: Celso Grecco, sócio da Atitude Marketing Social e criador da primeira Bolsa de Valores Sociais do mundo (BVS) para a Bovespa - Bolsa de Valores do Brasil e Malcom Hayday, director executivo do Charity Bank. A Call to Action acredita que, com este programa “todos vamos sair com novos conceitos, novas técnicas e novas metodologias a aplicar, que irão, sem dúvida, criar resultados concretos de sustentabilidade nas organizações”.

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